ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Novo sistema para monitorar dengue será adotado em 20 cidades de MS

Aline dos Santos | 14/02/2011 10:55
Neste ano, o Estado já acumula 2.533 casos de dengue.
Neste ano, o Estado já acumula 2.533 casos de dengue.

O novo sistema de monitoramento de casos de dengue vai começar por 20 municípios de Mato Grosso do Sul. Hoje, na Escola de Saúde Pública, em Campo Grande, técnicos das cidades recebem treinamento para operar o “Dengue On-line”.

Criado pelo Ministério da Saúde, o novo sistema será abastecido diariamente e não mais a cada semana. Atualmente, os casos de dengue são notificados junto as outras 45 doenças de notificação compulsória, como Aids e tuberculose.

De acordo com a diretora de Vigilância e Saúde da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Bernadete Lewandowski, o novo sistema vai dispensar a etapa de filtragem dos dados, que separa os casos de dengue das outras doenças.

“A notificação vai ser feita de forma mais rápida”, salienta. Com maior controle dos números da doença, haverá mais agilidade no envio de equipamento de combate à dengue e medicamentos. Contudo, ambos os sistemas dependem que os técnicos da área de notificação lancem os dados.

O sistema foi implantado há duas semanas em Campo Grande. Os demais municípios são: Anastácio, Aquidauana, Bataguassu, Bonito, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Ivinhema, Jardim, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas.

A meta é disponibilizar o sistema para os 78 municípios.

“O Estado faz a sua parte. Mas o mais importante é que a população colabore”, ressalta a diretora.

A SES distribuiu 110 mil cartões de acompanhamento do paciente com dengue. O documento,com todas as informações sobre o tratamento, ficará com o paciente. Caso ele procure outro posto de saúde, os dados já vão subsidiar os médicos na nova consulta.

Também foram distribuídos paracetamol, soro e cartão da prova do laço, procedimento médico adotado em caso de suspeita de dengue que pode indicar a queda do número de plaquetas.

Neste ano, o Estado já acumula 2.533 casos de dengue. Duas mortes pela doença estão sob investigação: uma em Aquidauana e a outra em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias