ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

OAB tenta libertar mototaxista preso dentro de quartel do Exército

Edmir Conceição | 11/01/2012 15:13

Civil foi levado para o 10º Regimento de Cavalaria em Bela Vista depois de ser detido em barreira da Iagro

A prisão de um mototaxista em Bela Vista, no Sudoeste do Estado, está gerando indignação. Segundo a Seccional da OAB-MS, a prisão, que não foi informada a nenhuma autoridade do Poder Judiciário, foi realizada pelo Exército de 'forma arbitrária e envolvida em circunstâncias que violam o estado de direito'.

A Ordem foi procurada hoje por advogado do civil preso dentro do 10º Regimento de Cavalaria ‘Antonio João’. "Vamos cobrar providências, este tipo de prisão vai contra o Estado de Direito", diz o presidente da OAB-MS, Leonardo Avelino Duarte.

O advogado do caso, Jorge de Souza Marreco, disse que o cliente dele, Marcos César Caimar Dias, 30 anos, está preso desde domingo. “É totalmente contra a lei, um civil ficar preso dentro de um quartel sem qualquer tipo de justificativa”, diz, indignado com o 'abuso de poder' dos militares do Exército destacados na fiscalização sanitária.

De acordo com o advogado, o caso teve início quando o mototaxista teria atravessado a fronteira para abastecer a sua moto no Paraguai. Ao retornar para Bela Vista foi parado na fiscalização que está sendo feita pela Iagro com a ajuda do Exército para monitorar a entrada e saída de animais por causa dos focos de febre aftosa no país vizinho.

“Um sargento do Exército chamou a polícia militar para autuar meu cliente porque ele estava pilotando a moto de chinelo. A PM foi, fez a autuação e disse que meu cliente poderia ir embora. Só que o sargento não quis liberá-lo, houve uma discussão e ele levou meu cliente preso para o quartel de Bela Vista alegando crimes de desacato e ameaça”, relatou o advogado.

Marcos César Caimar Dias está preso desde domingo e nem o juiz da comarca local, nem a polícia civil teriam sido informados sobre a prisão. Um pedido de habeas corpus foi encaminhado direto para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul solicitando a soltura imediata do mototaxista.

Outro lado - O Campo Grande News entrou em contato com a 5ª Seção do 10º Regimento de Cavalaria em Bela Vista, mas o setor não dispunha de 'informações com exatidão' sobre o ocorrido e revelou que ainda hoje o Regimento esclareceria a situação por meio de outra Seção. O Oficial de Relações Públicas, Tenente Renato Martins, estava de férias e retornou ontem às atividades.

Nos siga no Google Notícias