ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Obras de esgoto começam nesta 3ª em nova Colônia Penal

Redação | 18/01/2010 22:37

Para ficar pronta com rapidez, o local em que está sendo construída a nova Colônia Penal recebe nesta terça-feira a visita de técnicos da Águas Guariroba que irão dar início às obras de implantação de rede de água e esgoto no local.

As instalações do Centro Penal Agroindustrial de Campo Grande e o Presídio Federal estão localizadas na saída para Sidrolândia. Para marcar o início dos trabalhos, o presidente da empresa, Julio Moreira, o secretário de estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, e o diretor do Presídio Federal, Washington Clark dos Santos, farão uma visita ao local, às 15h.

Para a obra de esgoto, será investida a quantia de R$ 1,4 milhão. Para que o sistema seja de qualidade, haverá a implantação de uma estação elevatória, 628 metros de coletor tronco e 1.290 metros de linha de recalque.

Conforme a Águas Guariroba, R$ 650 mil serão investidos na rede de abastecimento de água, que garantirá a implantação de 3,2 mil metros de tubulação. O sistema não prejudicará o meio ambiente.

Nesta segunda-feira, o governador André Puccinelli (PMDB) afirmou que a nova Colônia Penal será entregue em março. No entanto, a conclusão do sistema de abastecimento de água e coleta de esgoto deverá levar 90 dias, conforme informações do diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o tenente coronel Deusdete Souza Oliveira Filho, ao Campo Grande News na semana passada.

Segundo Deusdete, 95% a 97% da obra do presídio estão prontas. O engenheiro responsável pela unidade prometeu atingir 100% em 20 dias. No entanto, a unidade não poderia ser ativada sem água e esgoto.

A rapidez na conclusão da obra visa evitar novas solturas de presos em regime semi-aberto, como aconteceu hoje em Dois Irmãos do Buriti, quando 40 detentos foram soltos.

A burocracia foi o principal percalço enfrentado pela Agepen para o início das obras. O primeiro impasse foi a concessão da licença ambiental e o segundo a autorização do Secretaria do Patrimônio da União para que a obra passasse pela área do Presídio Federal de Campo Grande.

Pelo TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o MPE (Ministério Público Estadual), com o aval da Justiça, a nova colônia deveria ficar pronta até 30 de maio deste ano. Só que a Agepen pretende concluir a obra em março.

O Centro Penal Agroindustrial deverá ser ativado em abril deste ano e receberá até mil internos que cumprem pena em regime semi-aberto. O empreendimento vai contemplar também o Presídio Federal, que abriga em média 150 internos, 250 agentes penitenciários federais e 80 funcionários terceirizados.

Nos siga no Google Notícias