ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Oi pode ser alvo de inquérito por “falsa informação” ao MPE

Zana Zaidan | 17/07/2014 18:25
Oi pode ser investigada por ter afirmado, em nota, que não tem registro de reclamações dos consumidores (Foto: Marcelo Calazans)
Oi pode ser investigada por ter afirmado, em nota, que não tem registro de reclamações dos consumidores (Foto: Marcelo Calazans)

A operadora de Telefonia Oi pode ser alvo de inquérito do Ministério Público Estadual por repassar “falsa informação” solicitada pela 25ª promotoria do órgão, de Defesa dos Direitos do Consumidor. A informação veio à tona durante a CPI da Telefonia da Assembleia Legislativa.

A empresa já é alvo de investigação por causa da má qualidade dos serviços prestados e, ao ser oficiada para se manifestar sobre o inquérito, respondeu, por meio de nota, que “não há registro de reclamações dos consumidores sobre a prestação do serviço”, revelou o deputado Marquinhos Trad (PMDB), presidente da CPI, durante audiência realizada hoje (17).

A resposta foi considerada "inverídica" pelo parlamentar. “A CPI e o próprio Ministério Público podem abrir procedimento por falsidade documental. É uma ousadia da empresa, que desrespeita um homem público, afronta um fiscal da lei, e confessa sua maneira irônica de tratar do assunto”, opina Trad, referindo-se ao trabalho do promotor André David de Medeiros, que cobrou as explicações da Oi.

A “ausência” reclamações dos consumidores foi duramente rebatida pelo superintendente do Procon/MS, Alexandre Monteiro Rezende. “Claro que não é verídico. Reclamações chegam diariamente ao Procon”, atestou.

Para Rezende, as operadoras usam de um “mecanismo” para mascarar o problema. “A má 'qualidade do serviço' pode não ter sido especificada na reclamação do consumidor, mas só o fato de procurarem o Procon indica que há algo errado e o serviço não está satisfatório”, considera.

Além da Oi, a Tim, Vivo e Claro também são alvos de inquérito do MPE. Todas foram notificadas, mas, responderam genericamente, afirmando “que cumprem as metas da Anatel”, disse o Medeiros em audiências anteriores.

Na audiência de hoje, foi a vez da empresa Net, Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Anatel (Agência Nacinal de Telefonia) serem ouvidas, além da presença de representantes do MPE, Procon/MS e Defensoria Pública.

Nos siga no Google Notícias