ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Operação apreende bitrens com madeira irregular na 163

Redação | 25/04/2009 10:05

Um esquema de falsificação de notas fiscais para o transporte de madeira foi desmantelado, ontem, por uma operação que envolveu a PRF(Polícia Rodoviária Federal) e as polícias Militar e Civil de Coxim. No dia anterior, um bitrem transportando madeira serrada havia sido apreendido e de acordo com o motorista preso e conforme denúncias anônimas, mais carretas estariam realizando o transporte dessas cargas.

Após o flagrante, os policiais se dirigiram ao posto de combustíveis Pegoraro, no sentido da cidade de Sonora. Lá acabaram encontrando a Scânia Volvo, placas NBY-5452, de Cuiabá (MT), acoplado ao semi-reboque NDF-5593, de Rondônia.

O condutor da Scânia não foi localizado, mas os policiais encontraram a mãe dele, Olinda Moraes, nas imediações do restaurante do posto. Ela entregou uma nota fiscal e a guia florestal com autorização da carga.

O problema é que a nota permitia a carga à Scânia R124, com placas KAN-7285 e semi-reboques JZV-2631 e JZV-2651. Ocorre que essa nota fiscal apresentada por Olinda aos policiais estava sendo também utilizada pela Scânia R124, placas KAT-1092, de Mato Grosso, acoplada aos semi-reboques JZU-6599 e JZU-6619, também de Mato Grosso, apreendida na noite de quinta-feira.

Após novas buscas, foi encontrado, em um táxi de Sonora, Jeferson Robson de Moraes, filho de Olinda e condutor da Scânia de placas KAN-7285. Ele afirmou que estava transportando a madeira serrada a mando de seu patrão.

Depois de um contato telefônico de Jeferson com seu pai Mario Paulo de Moraes, a equipe dos policiais rodoviários federais o encontrou em um matagal em frente a um posto de combustíveis. Ele estava conduzindo a Scânia Volvo FH12, placas NBY-5452, de Mato Grosso e relatou que havia se escondido em um matagal, pois temia ser preso.

Através de declarações de Jeferson e Mário, os policiais se deslocaram até Sonora e prenderam Francisco José de Souza e Cival dos Santos, responsáveis pela falsificação das notas fiscais. Com eles também foram apreendidos 27 carimbos que marcavam as notas com autorizações dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Jeferson, Márcio, Francisco e Cival foram presos e juntamente com os 65 m³ de madeira serrada, encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Coxim.

Nos siga no Google Notícias