ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Pacientes que precisam de raio-X serão transferidos para cidades próximas

Elverson Cardozo | 17/07/2013 18:19

Pacientes que precisam realizar exames de raios-x no Hospital Municipal João Carneiro de Mendonça, em Bandeirantes, estão sendo orientados a procurar unidades de saúde das cidades de Camapuã e São Gabriel do Oeste. Os casos mais graves, de urgência e emergência, serão encaminhados para Campo Grande. O aparelho, único da cidade, foi interditado por decisão judicial.

“É complicado para o paciente e oneroso para o município, mas é a única saída”, afirmou o secretário de saúde, Gilvan Gonçalves. Ontem (16) à noite ele foi notificado como responsável pelo cumprimento da ordem judicial que ordenava o bloqueio do setor com base em uma denúncia anônima feita ao Ministério Público.

O órgão, segundo o secretário, pede uma investigação do tratamento dispensado à adolescente Railuce Fabiane Ferreira Lima, de 14 anos, moradora de Bandeirantes, que morreu no último domingo, na Santa Casa de Campo Grande, com suspeita de H1N1.

A alegação, afirmou, é que a garota não teria sido submetida ao exame de raios-x, necessário para o diagnóstico, porque o médico não pediu o procedimento, não quis mostrar o resultado ou porque o aparelho estava quebrado.

Na tarde de hoje, Gilvan teve uma reunião com a promotora de justiça do Ministério Público, que sustentou: Há uma denúncia. É preciso apurar e, enquanto isso não for feito, o aparelho e a máquina reveladora seguem interditados.

O caso - De acordo com o secretário de saúde, a morte de Railuce pode ser o primeiro caso de H1N1 registrado em Bandeirantes. A menina passou por quatro médicos, que, a princípio, suspeitaram de dengue.

No município, ela não chegou a ficar internada. Ficou apenas em observação, mas com o agravamento do quadro, a adolescente foi transferida, no sábado (13), para a Santa Casa de Campo Grande. No domingo (14), morreu.

Oficialmente, a informação que se tem é que Railuci estaria com dengue, mas, pela suspeita, a morte por conta do vírus Influeza está sendo investigada.

Nos siga no Google Notícias