ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Pacote para não mexer em Itaipu inclui ponte em Murtinho

Redação | 02/05/2009 10:48

A insistência do presidente paraguaio, Fernando Lugo, em rever o Tratado de Itaipu pode terminar com a realização de um sonho que esteve por vários anos nas mentes de alguns governadores de Mato Grosso do Sul, a construção da ponte sobre o Rio Paraguai que ligará Porto Murtinho a Carmelo Peralta, município paraguaio.

Desde antes de assumir a Presidência do Paraguai, Lugo já fala em fazer uma revisão dos valores que o Brasil paga pela energia que compra da usina hidroelétrica de Itaipu.

Atualmente, o país vizinho é obrigado a vender todo excedente de sua parte da energia gerada pela usina, por isso o governo brasileiro paga cerca de US$ 105 milhões por ano. O valor é baixo porque o Paraguai não investiu nada na obra e tem direito a 50% do que é produzido.

A possibilidade da construção da ponte em Murtinho começou a se materializar quando o governo brasileiro propôs a Lugo um empréstimo de US$ 1 bilhão para financiar obras de infra-estrutura no Paraguai. Uma tentativa de demovê-lo da idéia de rever o Tratado de Itaipu.

Esta proposta já foi apresentada em janeiro deste ano, mas foi rejeita. O governo brasileiro aposta que com os recentes escândalos sobre a revelação de filhos que Lugo teve enquanto era bispo católico, o tenham enfraquecido o suficiente para negociar com mais flexibilidade.

Também fazem parte da proposta que o presidente Lula apresentará a Lugo na semana que vem, um aumento de mais de 100% sobre o que é pago pela energia, a antecipação dos pagamentos, o que dará fôlego a projetos sociais no país vizinho, e a construção de uma linha de transmissão de energia de Itaipu a Assunción, capital do Paraguai. Além de parcerias em outros 13 projetos.

No Planalto prevalece idéia de que Lugo não pode mais tocar seu governo com base em discursos ideológicos, e tem de começar a mostrar resultados.

A ponte em Porto Murtinho pode sair do papel não só por conta de todo o desgaste de Lugo, mas também porque aceitar o pacote de "ajuda" será a única coisa que o presidente paraguaio deve conseguir do Brasil, uma vez que, no Congresso Nacional, deputados e senadores já disseram que não aprovam uma repactuação do Tratado de Itaipu.

O que acontece - A ponte sobre o Rio Paraguai em Porto Murtinho é uma das obras mais importantes para viabilizar a rodovia bioceânica, que ligará a costa brasileira aos portos de Antofagasta e Iquique, no Chile. Tal obra criaria um corredor para escoar com mais rapidez a produção nacional para os grandes centros consumidores no sudeste asiático.

Nos siga no Google Notícias