ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Para coronel Ivan, Colônia retrata sistema penal do País

Redação | 04/03/2008 07:23

O deputado coronel Ivan, um dos propositores da audiência pública que vai discutir esta manhã na OAB/MS a situação da Colônia Penal Agrícola de Campo Grande, afirmou que o presídio é um retrato da situação do sistema penal do Estado e do País.

A Colônia foi cenário de repetidas farras de presos, incluindo bebidas e mulheres e recentemente foi palco de uma ação em que os detentos queimaram um carro descaracterizado da Polícia.

A intenção da audiência pública desta terça-feira é propor ações para o cumprimento da LEP (Lei de Execuções Penais). A idéia, explica Ivan, surgiu após visita na Colônia Penal Agrícola junto da OAB e Comissão de Direitos Humanos. A proposição partiu dele e do deputado Pedro Teruel (PT).

Ivan afirma que o descumprimento da LEP ocorre justamente no que ela preconiza quanto à ressocialização dos detentos em regime semi-aberto. No local não há, por exemplo, estrutura para trabalho. Além disso a unidade está superlotada, foi projetada para 66 presos e hoje tem quase 700. Outro problema é o número insuficiente de agentes penitenciários. A audiência ainda não teve início. Dentre as presenças confirmadas está a do secretário de Justiça e Segurança Pública, Vantuir Jacini.
Nos siga no Google Notícias