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Cidades

Para entidade, consumidor tem direito de ser ressarcido

Redação | 11/11/2009 08:29

Consumidores que perderam eletrodomésticos e eletrônicos durante o blecaute de ontem têm direito a ser ressarcidos, afirma a Maria Rita Barcelos, que representa o segmento residencial no Concen, pela ABCCON-Asossociação Brasileira da Cidadania e Consumidor de MS.

A questão é quem seria responsabilizado neste caso, já que o problema não foi com o sistema da Enersul (Empresa Energética de Mato Grosso do Sul). Dez estados brasileiros foram atingidos e parte do Paraguai.

A Itaipu Binacional divulgou uma nota nesta quarta-feira em que afirma que não teve origem na usina o apagão de energia elétrica que aconteceu em pelo menos dez estados na noite de terça e nesta madrugada. Segundo a empresa, a causa do apagão foi uma pane no sistema elétrico interligado brasileiro, conforme notícia do jornal O Globo.

Maria Rita afirma que de qualquer forma os consumidores são resguardados em caso de prejuízo e tem um mês para pedir o dinheiro.

A orientação é que acionem o quanto antes a Enersul para solicitar perícia no aparelho danificado. Segundo ela, assim que foram determinadas as causas do apagão, haverá uma reunião para discutir responsabilidade pelos danos. A ABCCON está localizada na rua Nicolau Frageli, 96, no bairro Amambaí.

O Procon orienta que, em caso de reparos, o consumidor deve arquivar todas a documentação que comprove o gasto para pedir o ressarcimento.

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