ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Para secretário de Direitos Humanos, demarcação pode pacificar conflitos em MS

Aline dos Santos, da Redação, e Nadyenka Castro, de Ponta Porã | 23/11/2011 13:57

Comissão veio ao Estado após ataque a acampamento indígena

Comissão visita acampamento na tarde desta quarta-feira.
Comissão visita acampamento na tarde desta quarta-feira.

“Não tem como colocar representante das polícias em todos os locais de conflitos. Isso seria enxugar gelo”, afirma o secretário-executivo da SDH (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), Ramaís de Castro Silva, cuja vinda a Mato Grosso do Sul foi motivada por ataque ao acampamento indígena Guaiviry, em Aral Moreira. Ele vê a demarcação de terras como solução.

A invasão foi na última sexta-feira e desde então o líder Nisio Gomes, de 59 anos, está desaparecido. Para os índios, ele foi morto. Já a PF (Polícia Federal) trata o caso como desaparecimento.

Comitiva de Brasília na sede da Funai em Ponta Porã, de onde vão para acampamento indígena (Foto: João Garrigó)
Comitiva de Brasília na sede da Funai em Ponta Porã, de onde vão para acampamento indígena (Foto: João Garrigó)

Hoje, a comissão da Secretaria de Direitos Humanos se reuniu por mais de duas horas com representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) e da PF (Polícia Federal) em Ponta Porã.

À tarde, o grupo vai visitar o acampamento. De acordo com Ramaís Silva, é preciso reunir esforços para chegar à pacificação. “O conflito de terra só vai acabar quando tiver resolvido a demarcação de terra”, avalia. Ele também condenou a violência. “Os conflitos de terra devem ser resolvidos em nível estritamente judicial”, afirma o secretário-executivo.

Em 2008, o governo federal deflagrou processo de vistoria para demarcação de terras indígenas. Os produtores rurais acionaram a justiça para impedir a visita dos antropólogos e o processo só foi retomado no fim do ano passado.

O Campo Grande News, que está na região, apurou que os depoimentos coletados até agora indicam que 7 homens invadiram o acampamento, em três camionetes, usando armas longas não letais, ou seja, que usam balas de borracha e normalmente são usadas para conter tumultos.

Balas desse tipo foram encontradas no acampamento, assim como rastro de sangue, indicando que alguém foi arrastado. Diante dos testemunhos, a PF acredita que Nisio tenha sido levado vivo. O sangue está passando por exames laboratoriais, para saber se é humano e de quem se trata, no caso positivo.

De Nisio, ficou no local apenas um chapéu com as coras da bandeira brasileira.

Nos siga no Google Notícias