ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Parque dos Poderes será revitalizado com verbas federais

Redação | 20/05/2009 15:09

O Parque dos Poderes vai passar por uma completa revitalização com recursos federais, segundo informou hoje o secretário estadual de Obras Públicas e Transporte, Edson Giroto.

De acordo com ele, os técnicos já iniciaram o levantamento de todas as intervenções necessárias. O principal objetivo é adequar o local ao trânsito de pedestres, devido ao grande número de pessoas que utilizam a área para caminhadas, corridas e ciclismo.

"A nossa preocupação é realizar uma série de obras garantindo a mobilidade urbana. Estamos concluindo o projeto e vamos encaminhá-lo a Brasília para captar os recursos necessários", explicou Giroto.

O secretário de Obras lembrou que quando o parque foi concluído, em 1988, não se esperava o volume de pessoas que hoje circulam no local fazendo atividade física.

Por causa desta deficiência no projeto original, é grande o número de pessoas obrigadas a dividir a via com carros para praticar exercícios. "Há uma necessidade urgente de adequar o espaço para pedestres, ciclistas e veículos", enfatizou.

Pelo projeto, o Parque dos Poderes receberá melhorias como reestruturação da iluminação pública, construção de pista para circulação exclusiva de pedestres e ciclistas, reforço da arborização, recapeamento asfáltico, nova sinalização vertical e horizontal e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Enquanto o projeto de revitalização do Parque dos Poderes não é executado, o governo segue com manutenção das calçadas existentes no parque, que possui área total de 286 hectares.

Trinta e cinco funcionários são mobilizados diariamente para realizar o reparo, além da pintura de meio-fio, roçada e limpeza.

"Estamos iniciando agora a implantação do projeto de fiscalização eletrônica em vários pontos, pois verificamos que muitos motoristas estão abusando do acelerador", informou o prefeito do Parque dos Poderes, José Carlos Alves Mira.

O objetivo é limitar a velocidade dos veículos em 60 quilômetros por hora. "Além do risco de atropelamento de pessoas, existem muitos animais silvestres que circulam por essa área e que são ameaçados pelo excesso de velocidade dos motoristas", explicou.

De acordo com ele, os equipamentos serão instalados nos próximos meses, incluindo radares fixos e móveis.

Nos siga no Google Notícias