Passagens de ônibus de 185 linhas ficam 10,81% mais caras neste mês
A Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) autorizou o reajuste médio de 10, 81% nas tarifas do transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, em Mato Grosso do Sul. O reajuste é concedido anualmente no mês de março, levando em conta estudos econômicos e recomposição do poder de copra dos serviços oferecidos.
Nesta portaria se explica que o reajuste leva em conta também a variação do diesel em 13,36% nas tarifas, assim como a inflação que variou neste período em 7, 70%. O Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal conta hoje com 185 linhas em operação, que percorrem anualmente 34.821.483 quilômetros em 265.553 viagens., gerando 940 empregos diretos, além dos indiretos.
- Leia Também
- Agepan reajusta em até 8,45% a tarifa do transporte intermunicipal
- Agepan renova até 6 de outubro gratuidade de transporte intermunicipal
Os novos percentuais mostram que nas tarifas dos serviços regionais, com características de transporte urbano, este reajuste será de 13,66% , enquanto que nos serviços de linhas regionais ficará em 9,97%. Já opara os serviços estruturais, o aumento da tarifa será de 9,37%, ficando em 7,70% o reajuste das tarifas em serviços locais.
De acordo com a Agepan, nas ligações intermunicipais, que oferecem padrões de serviços executivos ou leito, fica aceito o incremento de até 20% (reajuste) nos coeficientes tarifários. Esta portaria foi publicada hoje (13), no Diário Oficial do Estado e irá entrar em vigor a partir de amanhã (14).
Em abril do ano passado, o órgão autorizou reajuste de 8,45% nas passagens de ônibus.