ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Pela internet, sargento da FAB de MS mostra o que vê e sente ao ajudar o RJ

Viviane Oliveira | 21/01/2011 16:41

Músico que visitava a região serrana também conta que nunca viu nada igual

Helicópteros da FAB não param de levar donativos e resgatar pessoas. (Foto: Arquivo pessoal)
Helicópteros da FAB não param de levar donativos e resgatar pessoas. (Foto: Arquivo pessoal)
Militar ajuda família desabrigada.
Militar ajuda família desabrigada.

Entre pousos e decolagens, em meio a tragédia das chuvas no Rio de Janeiro, o sargento Paulo Cruz relata pela internet a rotina de quem passou a ser fundamental para a comunidade serrana. “Carregamos quatro toneladas de mantimentos. Mesmo com três dias de sol, ainda tem muita gente passando fome e sede".

Ele é um dos seis militares que embarcaram no dia 16 de janeiro da Base Aérea de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, com a missão de diminuir o sofrimento dos desabrigados.

Pai de dois meninos na Capital sul-mato-grossense, o carioca de nascimento deixou a família em Campo Grande para apoiar a população do Rio de Janeiro. No Facebook ele mostra um pouco em fotos e relatos o que vê e sente, ao lado dos colegas militares.

“Nossos helicópteros não param de levar donativos e resgatar pessoas. Ontem levamos uma mulher grávida que estava isolada em Bom Jesus, um dos lugares mais castigados, até um posto médico”, contou.

O helicóptero H-1H decolou na manhã do dia 16 de janeiro e só conseguiu condições para pouso no outro dias, devido ao mau tempo na região serrana.

Apesar de tanta contribuição dos brasileiros, o militar que integra também o Esquadrão Pelicano, grupo de busca e salvamento da Capital de MS, lembra que ainda há necessidade de donativos, principalmente fraldas descartáveis, leite e produtos de limpeza. "Os armazéns daqui estão lotados, mas só de roupas".

Foram enviados também pela FAB de Mato Grosso do Sul outras aeronaves para transporte de alimentos, quatro carretas e cinco caminhões com capacidade de transportar juntos 40 toneladas de cargas.

Além de realizar as missões de busca e resgate de aviões e embarcações desaparecidas em todo território nacional, o Esquadrão Pelicano ainda é acionado em situações de calamidade, como aconteceu nas cheias de Santa Catarina em 2008, na Bolívia em 2007, e no Pantanal.

Rafael foi para o Rio passear e encontrou um cenário de destruição. (Foto: arquivo pessoal)
Rafael foi para o Rio passear e encontrou um cenário de destruição. (Foto: arquivo pessoal)

O músico Rafael Augusto Couzzi, 24, chegou ontem (20) às 23 horas em Campo Grande. Depois de enfrentar a tragédia no Rio de Janeiro, ele revelou o momento de angústia e dor das vítimas dos deslizamentos na região Serrana.

Em entrevista ao Campo Grande News, Rafael contou que passou 11 dias em Teresópolis (RJ) de férias na casa da mãe e que foram dias de terror. Ele disse que no primeiro dia que chegou o tempo estava bom, no segundo dia esfriou e já no terceiro choveu muito forte de madrugada.

“No outro dia eu e meu cunhado fomos dar uma volta na cidade, à chuva tinha feito o maior estrago. Metade da cidade não existia e a outra estava coberta de lama”, contou.

Rafael conta que nunca tinha visto um estrago nessa proporção e que a cidade virou um campo de guerra. “A gente sai na rua é bombeiro, carro do exército para todo lado, e as pessoas gritando desesperada. A orientação é para não sair de casa”, disse Rafael.

O músico disse que chegou a ver corpos nas ruas, crianças penduradas em árvores, famílias desesperadas, pessoas que perderam tudo e crianças que ficaram órfãos.

“Eu vi o desespero dessas pessoas, a gente fica meio abalado estou até agora baqueado com tudo isso”, relata Rafael que essa foi a maior catástrofe natural do Brasil.

Conforme Rafael a mãe e a irmã continuam em Teresópolis. “A Defesa Civil já foi na casa e constatou que não é aérea de risco, mas mesmo assim eu fico preocupado”, declarou Rafael.

Teresópolis-Friburgo na altura de Vieiras coberta por lama. (Foto: Henrique Porto/G1)
Teresópolis-Friburgo na altura de Vieiras coberta por lama. (Foto: Henrique Porto/G1)

Números - De acordo com as prefeituras das cidades atingidas pelo temporal do dia 11, o número de corpos resgatados chega a 770 e o número de desabrigados e desalojados gira em torno de 20 mil pessoas.

Pelos últimos levantamentos dos municípios, ao todo são 373 em Nova Friburgo, 304 em Teresópolis, 64 em Petrópolis, 22 em Sumidouro, 6 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim.

Segundo o boletim da Polícia Civil divulgado às 11h45 desta sexta-feira (21), 765 corpos já foram identificados: 309, em Teresópolis; 367, em Friburgo; 1, em Bom Jardim; 63, em Petrópolis; 21, em Sumidouro e 4, em São José do Vale do Rio Preto. (Com informações do site G1)

Nos siga no Google Notícias