A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

12/02/2009 18:13

Pelo menos 8 mil pessoas têm Aids na Capital e não sabem

Redação

Pelo menos 8 mil pessoas estão com o vírus HIV em Campo Grande e não sabem, de acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Isso porque desde 1990 a prefeitura da Capital realiza testes de graça para detectar se a pessoa é portadora do vírus da Aids.

No ano passado o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) atendeu 9.522 pessoas, enquanto em janeiro deste ano cerca de 380 pessoas já fizeram os testes. Qualquer pessoa pode fazer o teste, que é realizado no CEM (Centro de Especialidades Médicas), enquanto em uma clínica particular o paciente pagaria R$ 200 pelo exame.

O teste realizado pela Sesau fica pronto em 15 dias e detecta, além da Aids, doenças como sífilis e hepatite B e C. Não é preciso agendamento para o teste.

Feito sob sigilo, o teste é realizado através da coleta de sangue a vácuo. Para ter acesso ao resultado, a pessoa deve comparecer ao CTA na data agendada, munida de documento com foto que comprove se tratar da mesma pessoa. Apenas o paciente tem acesso ao envelope.

O CTA atende, também, pacientes encaminhados pelas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e PSF (Programa de Saúde da Família). Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h, na Travessa Guia Lopes, 71, bairro São Francisco.

STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
UFGD oferece vagas em 36 cursos de graduação pelo Sisu
A UFGD (Universidade da Grande Dourados) está ofertando 944 vagas em 36 cursos de graduação para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions