ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Pesquisa mostra que 61% são contra liberação de posse de arma

Mulheres tendem a ver a liberação de armas de forma mais negativa

Aline dos Santos | 31/12/2018 08:29
Destruição de armas de fogo pelo Exército em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Exército)
Destruição de armas de fogo pelo Exército em Campo Grande. (Foto: Divulgação/Exército)

Levantamento do Datafolha, divulgado hoje (dia 31) pela Folha de São Paulo, mostra que 61% dos entrevistados avaliam que a posse de arma deve ser proibida por representar ameaça à vida de outras pessoas. O total cresceu em relação a outubro deste ano, quando o resultado foi de 55%.

A parcela de pessoas que considera a posse de armas “um direito do cidadão para se defender” caiu de 41% (resultado de outubro) para 37% neste mês de dezembro. Foram entrevistadas 2.077 pessoas em 130 municípios de todas as regiões brasileiras, entre os dias 18 e 19 de dezembro.

A pesquisa aponta que as mulheres tendem a ver a liberação de armas de forma mais negativa: 71% são contrárias à posse. Já quanto mais rica a pessoa, mais favorável ela é à liberação.

Uma das bandeiras da plataforma eleitoral do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), a posse de arma de fogo já é possível na atual legislação. As exigências incluem ter mais de 25 anos, não responder a processo criminal e fazer todas as etapas de testes.

O processo de autorização requer apresentação de documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência e de profissão. Além da aprovação em testes psicológicos, práticos e certidões negativas. Toda a documentação é encaminhada para a PF (Polícia Federal), que decide sobre o pedido.

No último sábado (dia 29), Bolsonaro afirmou em uma de suas redes sociais que pretende assinar um decreto que irá autorizar a posse de arma para todo mundo que não possui ficha criminal. Além disso, essa licença passará a ser vitalícia.

“Por decreto pretendemos garantir a POSSE de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registo definitivo”, afirmou na publicação em sua página pessoal no Twitter. A posse é quando uma pessoa tem o direito de ter, mas não de andar com a arma.

Nos siga no Google Notícias