Decreto irá liberar posse de arma para quem não tem ficha, diz Bolsonaro
Além de facilitar a posse, proposta é que seja permanente e proprietário não precisará mais renovar
Na manhã desse sábado (29) o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou em uma de suas redes sociais que pretende assinar um decreto que irá autorizar a posse de arma para todo mundo que não possui ficha criminal. Além disso, essa licença passará a ser vitalícia.
“Por decreto pretendemos garantir a POSSE de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registo definitivo”, afirmou na publicação em sua página pessoal no Twitter. A posse é quando uma pessoa tem o direito de ter, mas não de andar com a arma.
O assunto foi discutido, segundo a Folha de São Paulo, durante uma reunião na última quinta-feira (27) e sugerida pelo futuro ministro da justiça, Sérgio Moro, como ato a ser feito nos primeiros cem dias de governo.
A polêmica é uma promessa de campanha do presidente eleito.
Somente em Mato Grosso do Sul, atualmente uma arma é vendida por dia. Ao todo são mais de 12500 armas registradas em todo o estado.
Em enquete realizada pelo Campo Grande News no período eleitoral, a maioria dos leitores se posicionaram a favor do relaxamento da “lei do desarmamento”, facilitando assim a posse de armas de fogos.
Também no estado, uma pessoa por dia morre vítima de disparo de arma de fogo, mas na maioria das vezes a polícia tem dificuldades para descobrir se é uma arma comprada legalmente ou não.