ACOMPANHE-NOS    
MARÇO, DOMINGO  29    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Decreto irá liberar posse de arma para quem não tem ficha, diz Bolsonaro

Além de facilitar a posse, proposta é que seja permanente e proprietário não precisará mais renovar

Por Bruna Kaspary | 29/12/2018 12:16
Bolsonaro publicou sobre decreto em sua página no Twitter (Foto: Reprodução)
Bolsonaro publicou sobre decreto em sua página no Twitter (Foto: Reprodução)

Na manhã desse sábado (29) o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) afirmou em uma de suas redes sociais que pretende assinar um decreto que irá autorizar a posse de arma para todo mundo que não possui ficha criminal. Além disso, essa licença passará a ser vitalícia.

“Por decreto pretendemos garantir a POSSE de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registo definitivo”, afirmou na publicação em sua página pessoal no Twitter. A posse é quando uma pessoa tem o direito de ter, mas não de andar com a arma.

O assunto foi discutido, segundo a Folha de São Paulo, durante uma reunião na última quinta-feira (27) e sugerida pelo futuro ministro da justiça, Sérgio Moro, como ato a ser feito nos primeiros cem dias de governo.

A polêmica é uma promessa de campanha do presidente eleito.

Somente em Mato Grosso do Sul, atualmente uma arma é vendida por dia. Ao todo são mais de 12500 armas registradas em todo o estado.

Em enquete realizada pelo Campo Grande News no período eleitoral, a maioria dos leitores se posicionaram a favor do relaxamento da “lei do desarmamento”, facilitando assim a posse de armas de fogos.

Também no estado, uma pessoa por dia morre vítima de disparo de arma de fogo, mas na maioria das vezes a polícia tem dificuldades para descobrir se é uma arma comprada legalmente ou não.