ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Pesquisa nacional mostra que 55% são contra união de homossexuais

Aline dos Santos | 28/07/2011 09:38

Mais da maioria da população brasileira, exatos 55%, é contrária ao casamento gay. A união entre pessoas de mesmo sexo foi reconhecida pelo STF (Supremo Tribunal Federal). A mesma parcela é contra a adoção de crianças por casais homossexuais.

A pesquisa do Ibope Inteligência identifica que as pessoas menos incomodadas com o tema são as mulheres, os mais jovens, os mais escolarizados e as classes mais altas.

Regionalmente, Norte/Centro-Oeste e Nordeste se destacam como as áreas do País com mais resistência às questões que envolvem o assunto.

Quando o estudo leva em consideração a religião, os protestantes e evangélicos são os que se mostram mais resistentes: apenas 23% se dizem favoráveis à iniciativa do STF.

Na pesquisa, é possível identificar que há maior tolerância nas pessoas cuja religião foi classificada na categoria “outras religiões”, onde 60% são favoráveis à decisão. Dentre os católicos e ateus há total divisão, com 50% e 51% de aprovação à união estável de pessoas do mesmo sexo, respectivamente.

Em relação à possibilidade de um(a) amigo(a) revelar ser homossexual, a pesquisa identificou rejeição menor. Para a maioria de 73% dos brasileiros, essa hipótese não os afastariam das suas amizades. Outros 24% disseram que afastariam muito ou pouco e 2% não souberam responder.

Médico, policial e professor - A pesquisa também ouviu a população em relação à sua aceitação de homossexuais trabalharem como médicos no serviço público, policiais ou professores de ensino fundamental.

Apenas 14% se disseram total ou parcialmente contra trabalharem como médicos, 24% como policiais e 22% como professores.

O Ibope realizou 2.002 entrevistas domiciliares em 142 municípios do território nacional. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com 95% de intervalo de confiança.

Nos siga no Google Notícias