A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

25/06/2009 22:59

Pesquisadores americanos são libertados em Corumbá

Redação

Nessa quinta-feira foram soltos, após pagamento de fiança, os três pesquisadores americanos presos pela PF (Polícia Federal), acusados de extraírem mineral da região do Pantanal. A juíza federal Eliana Borges de Mello Marcelo acatou o pedido de liberdade feito pelo advogado Roberto Lins e ajuizou fiança de R$ 5 mil para cada um, sendo o total pago pelo advogado.

Mark Andrew Tress, Kelly Michael Wendt e Michael Matthew McGlue foram presos no dia 16. Eles responderão ao processo em liberdade e terão de permanecer no Brasil até a solução final do processo.

O trio vai responder por crimes de usurpação de patrimônio da União, lavra e pesquisa ilegais em área de proteção ambiental. Em caso de condenação, somadas, as penas podem chegar a seis anos de detenção.

Os americanos e os pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Aguinaldo Silva e Fabrício Aníbal Corradini, retiravam minerais do solo na Serra do Amolar, quando foram presos. Os brasileiros pagaram fiança no valor de R$ 1,5 mil cada um e já estão soltos.

Eles foram presos, de acordo com a PF, porque realizavam pesquisas sem autorização do MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia), DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Para que os americanos fossem soltos, o advogado precisou entrar em contato com as famílias deles nos estados do Arizona e Minnesota para o envio dos documentos.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions