ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Pesquisadores dos EUA ficarão em SP até fim de inquérito

Redação | 28/06/2009 09:01

Os três pesquisadores americanos, presos na semana passada no Pantanal sul-mato-grossense, terão de morar no Brasil, pelo menos, até terminar o inquérito pelos crimes de usurpação do patrimônio da União, lavra e pesquisa ilegais em área de preservação ambiental.

Mark Andrew Tress, Kelly Michael Wendt e Michael Matthew McGlue tiveram os passaportes retidos. Eles foram flagrados na Baía Vermelha, na região do Amolar, ao extrair sedimentos na região , sem autorização. Os geólogos vão morar em São Carlos, no interior de São Paulo, onde existe unidade da Unesp (Universidade Estadual Paulista), universidade responsável por intercâmbio que trouxe os professores ao Brasil.

Os três ficaram por nove dias na delegacia da Polícia Federal em Corumbá e só foram liberados na quinta-feira passada, depois de cada um pagar fiança de R$ 5 mil.

Com eles, outros dois brasileiros também foram presos, mas liberados dois dias depois. O grupo fazia trabalho de prospecção para coletas de material do solo pantaneiro sem autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e do Departamento Nacional de Produção Mineral, diz a Polícia Federal.

Ao jornal Estado de São Paulo, os americanos disseram que realizam a pesquisa desde 2007 e que nunca foram fiscalizados no Brasil, mesmo embarcando com material coletado para o Arizona, onde trabalham.

Nos siga no Google Notícias