ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Policia Civil dá dicas para compra de carro usado

Jorge Almoas | 17/12/2010 16:15

Consumidor deve conhecer vendedor para evitar compra de veículo roubado

Para evitar transtornos com a compra de carros usados, a Defurv (Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos de Veículos) orienta para que os compradores tomem algumas precauções na hora de aproveitar o dinheiro extra do final do ano para adquirir um veículo.

Uma das medidas é conhecer o vendedor ou o estabelecimento de revenda. “Antes da compra, é preciso checar a procedência do veículo junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), para a verificação da placa e documentação”, orienta Geraldo Marinho Barbosa, delegado titular da Defurv.

A conferência dos dados está disponível no site do Detran, com a informação da placa e Renavam. Para averiguar com mais profundidade, como informações sobre número de chassi e adulterações do veículo, o Detran realiza o serviço sem custo.

A avaliação informa, entre outras coisas, se o carro foi batido. Há casos de veículos recuperados de grandes batidas, nos quais as seguradoras não aceitam o bem para o benefício do seguro.

Se o veículo em questão tiver ocorrência de busca e apreensão, o cuidado deve ser maior. “Se o veículo for apreendido, o comprador é quem fica com o prejuízo”, salienta Geraldo.

Mais uma garantia na hora da transação é o contrato de compra e venda. Ainda que não seja obrigatório na transação, serve como garantia para o comprador. A notificação de compra, mesmo antes da transferência, é outra medida preventiva.

A pena para o crime de adulteração de veículo é de três a seis anos de prisão.

Nos siga no Google Notícias