A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

17/12/2010 16:15

Policia Civil dá dicas para compra de carro usado

Jorge Almoas

Consumidor deve conhecer vendedor para evitar compra de veículo roubado

Para evitar transtornos com a compra de carros usados, a Defurv (Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos de Veículos) orienta para que os compradores tomem algumas precauções na hora de aproveitar o dinheiro extra do final do ano para adquirir um veículo.

Uma das medidas é conhecer o vendedor ou o estabelecimento de revenda. “Antes da compra, é preciso checar a procedência do veículo junto ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), para a verificação da placa e documentação”, orienta Geraldo Marinho Barbosa, delegado titular da Defurv.

A conferência dos dados está disponível no site do Detran, com a informação da placa e Renavam. Para averiguar com mais profundidade, como informações sobre número de chassi e adulterações do veículo, o Detran realiza o serviço sem custo.

A avaliação informa, entre outras coisas, se o carro foi batido. Há casos de veículos recuperados de grandes batidas, nos quais as seguradoras não aceitam o bem para o benefício do seguro.

Se o veículo em questão tiver ocorrência de busca e apreensão, o cuidado deve ser maior. “Se o veículo for apreendido, o comprador é quem fica com o prejuízo”, salienta Geraldo.

Mais uma garantia na hora da transação é o contrato de compra e venda. Ainda que não seja obrigatório na transação, serve como garantia para o comprador. A notificação de compra, mesmo antes da transferência, é outra medida preventiva.

A pena para o crime de adulteração de veículo é de três a seis anos de prisão.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions