ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Polícia confirma sequestro de empresário de Naviraí

Redação | 13/08/2009 18:31

A Polícia Civil de Naviraí confirmou o sequestro do empresário Sakae Kamitani, de 79 anos, desaparecido desde às 10h30 desta quinta-feira. Um primeiro pedido de resgate já teria sido feito, segundo sites de notícias da região.

Na delegacia da cidade, os policiais passaram a tarde em diligências, mas ninguém repassa informações oficiais sobre o assunto. A família também preserva o silêncio sobre o desaparecimento e acompanha as investigações de casa. O empresário tem um filho e quatro filhas.

Conhecido como um dos homens mais poderosos da região de Naviraí, ele saiu da sede da Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense), onde é diretor-presidente, dizendo que almoçaria na sua residência, e não foi mais visto.

Por volta das 13h, a Polícia foi acionada e com apoio de funcionários de Sakae, começou as buscas pelo município, inclusive na zona rural, mas também não foram encontradas pistas sobre o paradeiro do empresário.

Sakae Kamitani dirigia um veículo Fiat Idea vermelho quando deixou a sede da Cooperativa. Por várias vezes a família tentou manter contato por telefone celular com ele, mas ninguém atendeu.

Também foram montadas barreiras em várias estradas vicinais que ligam aos assentamentos e fazendas da região, ainda sem sucesso.

Naviraí está a 370 quilômetros de Campo Grande, na região de fronteira com o Paraguai. Equipes do Garras foram enviadas no início da tarde ao município, onde devem chegar ainda nesta noite.

História - Sakae Kamitani, nascido em Osaka, chegou ao Brasil em 1934, aos 4 anos, com os pais que trabalhavam como colono na produção de café, no Estado de São Paulo. Em 1961 foi para Naviraí e logo depois começou a investir no cultivo de algodão e abriu uma fábrica de fios.

Em 1978, foi um dos fundadores da Copasul, hoje com 830 associados, 277 funcionários e uma área plantada que totaliza mais de 100 mil hectares.

O algodão sempre foi o principal produto da Cooperativa, mas com a alta do preço dos grãos a área plantada de soja e milho, que corresponde a 65%, já supera a da pluma, responsável por 30%.

Em 2007, recebeu o Prêmio Kiyoshi Yamamoto, entregue pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), em reconhecimento ao sucesso do empresário.

No ano passado, Sakae integrou comitiva do governo de Mato Grosso do Sul a Portugal, Espanha e Japão.

Nos siga no Google Notícias