A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

09/04/2009 12:30

Polícia Federal investiga preconceito em loja de calçado

Redação

A terena Janaina Faustino, de 18 anos, ainda demonstra dificuldade em relatar como foi maltratada em uma loja de calçados de Campo Grande, no dia 04 de abril. Quando começa a contar, o relato é interrompido pelo choro.

Na manhã de hoje, a jovem foi à Polícia Federal denunciar a discriminação e ao delegado teve de detalhar o dia em que tentou fazer um cartão de crédito na loja da Meio Preço, na 14 de Julho, mas o cadastro foi negado pelo fato dela ser índia. A jovem foi acompanhada pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos - Marçal de Souza.

"Antes mesmo de qualquer verificação dos meus documentos, ao ver que a minha carteira de identidade é indígena, a moça disse que era política da loja não dar cartão aos índios", conta Janaina que pouco antes havia conquistado o cartão da Riachuelo.

"Humilhada", em pleno sábado de loja lotada, a moça diz que "baixou a cabeça" e saiu, mas foi advertida por uma amiga que acompanhou a cena constrangedora.

Ao voltar, para questionar o motivo da discriminação, a resposta foi repetida pelo gerente da empresa, conta Janaina. "Ele falou que existe uma ordem para que não fazer crediário para índio, porque índio não é responsável pelos seu atos. Isso é um absurdo".

O caso poderia ser encaminhado à Polícia Civil, como crime de preconceito, mas como a prática da loja é contra qualquer indígena, a Polícia Federal abriu inquérito para investigar a denúncia.

Na tarde de hoje, Janaina será formalmente ouvida.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions