ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Polícia investiga se avião que caiu era artesanal

Redação | 09/09/2009 17:00

A Polícia Civil investiga se o avião que caiu dia 07 de setembro na região do Aeroporto Santa Maria era de fabricação artesanal, sem condições legais de teste.

A queda da aeronave provocou a morte do piloto Rômolo Donizete da Silva, 48 anos, portanto, caso seja constatada irregularidade, o dono do avião pode responder por homicídio culposo ou doloso.

O delegado do 4º DP (Distrito Policial), Wellington de Oliveira, foi esta tarde à fazenda onde o avião caiu, no entanto, a carcaça já não estava no local. Fragmentos foram apreendidos para que sejam submetidos à perícia da Aeronáutica.

De acordo com o delegado, já foram apontados indícios de que se trata de uma aeronave artesanal. Uma barra de ferro, por exemplo, tinha furos sem alinhamento e sem padrão de distância.

Agentes da delegacia tentam localizaram a maior parte do avião que caiu. Testemunhas revelaram que o material teria sido vendido para um ferro-velho localizado na região da Avenida Guaicurus.

O delegado esclarece que é permitida a fabricação destes tipos de aviões, pois são experimentais. Entretanto, os construtores devem usar o material adequado à Aeronáutica, um kit específico para o modelo.

Até o momento, a Polícia não conseguiu ter acesso ao projeto de criação da aeronave e não se sabe quem é o engenheiro responsável. Durante as investigações, surgiu apenas o primeiro nome do mecânico envolvido na elaboração do equipamento.

Informações preliminares remetem à possibilidade de ter ocorrido negligência na construção do avião. O delegado ressalta que o piloto era experiente e que testemunhas afirmam ter visto uma asa se quebrar em pleno voo.

Conforme Oliveira, no dia da queda, o avião fazia o primeiro voo. A aeronave era usada apenas para corrida de pista, como uma forma de testar o motor e, neste caso, levantava apenas um metro do chão.

Depois de fazer um voo bem sucedido, houve a queda, que reultou na morte do piloto.

Nos siga no Google Notícias