ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Policiais federais analisam na 2ª feira liminar que impõe limite à greve

Aline dos Santos | 22/09/2012 14:34
Policiais protestaram ontem em Campo Grande. (Foto: Minamar Júnior)
Policiais protestaram ontem em Campo Grande. (Foto: Minamar Júnior)

Em greve desde sete de agosto, os policiais federais de Mato Grosso do Sul aguardam a notificação para cumprir a liminar que impõe limites à paralisação. Um recurso contra a decisão será discutido na próxima semana, durante reunião nacional dos sindicatos em Brasília.

De acordo com o presidente do Sinpef/MS (Sindicato dos Policiais Federais), Jorge Luiz Ribeiro Caldas da Silva, a assembleia geral já estava marcada. Os grevistas vão definir as novas ações de mobilização e consultar o setor jurídico.

Conforme liminar do ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Herman Benjamin, portos e aeroportos devem manter 100% de suas atividades de plantão, pela essencialidade do controle de imigração e emigração, bem como para o atendimento das demandas da Justiça Eleitoral no primeiro e segundo turno das eleições que se aproximam.

A liminar do STJ também determina a manutenção de 70% do serviço nas atividades da Polícia Judiciária, de inteligência e em unidades de fronteira; 50% nas funções de Polícia Administrativa; e 30% nas tarefas residuais. Caso os percentuais mínimos não sejam cumpridos, a Fenapef (Federação Nacional dos Policiais Federais) está sujeita a multa diária de R$ 100 mil.

A paralisação é para pressionar o governo federal. No ano passado, o Ministério do Planejamento reconheceu os cargos de agentes, escrivão e papiloscopista como nível superior, mas não cumpriu o compromisso de apresentar propostas de reestruturação salarial e de carreira até 31 de julho.

Conforme o presidente do sindicato, os policiais vão adotar a cartilha da legalidade. Desta forma, vão cumprir somente as funções de nível médio, deixando de exercer, por exemplo, trabalho no setor de análise e inteligência da PF (Polícia Federal).

Jorge Caldas afirma que o fim da greve depende que o governo aceite negociar. Ontem, os policiais federais pediram apoio do vice-presidente Michel Temer (PMDB), que visitou Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias