ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Ponta Porã envia pacientes com suspeita de gripe ao HU

Redação | 29/06/2009 07:34

O HU (Hospital Universitário) de Campo Grande recebeu, ontem, dois pacientes com suspeita de gripe A (H1N1), a gripe suína, transferidos de Ponta Porã. O HU é hospital referência para o tratamento da doença em Mato Grosso do Sul.

Conforme o secretário municipal de Saúde de Ponta Porã, Josué da Silva Lopes, ontem, um casal de irmãos procurou atendimento médico. A mulher, que é brasileira e mora em Pedro Juan Caballero (Paraguai), foi à Argentina, e retornou com os sintomas da doença.

Em seguida, ela teve contato com seu irmão, morador de Ponta Porã, que também passou a apresentar sintomas. O secretário não deu detalhes sobre o quadro de saúde dos pacientes e atribuiu a transferência para Campo Grande apenas à decisão do médico que atendeu aos irmãos.

O HU reservou cinco leitos para atender pacientes com suspeita da doença. No plano de ação, o hospital seria o destino de pessoas que apresentassem sintomas mais graves.

No Hospital Universitário, não foram fornecidas informações sobre o estado de saúde dos pacientes, mas alguns leitos em ala reservada, ao lado do CTI de adulto, foram preparados na madrugada para receber os pacientes vindos da fronteira.

Na última sexta-feira, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que estava acompanhando quatro pacientes, três homens e uma mulher, com suspeita de gripe suína em Campo Grande.

Ontem, o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, ainda com dados relativos ao dia 25, apontou que Mato Grosso do Sul tinha dois casos sob investigação.

O boletim de domingo também confirmou a primeira morte pela doença no Brasil. Um homem morreu no Rio Grande do Sul. Ele esteve na Argentina por sete vezes. Em todo o Brasil, são 627 casos confirmados, nenhum caso em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias