A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 25 de Março de 2017

27/01/2012 17:48

Por conta da chuva, comportas das usinas de Jupiá e Ilha Solteira são abertas

Jeozadaque Garcia
Segundo a empresa, população ribeirinha da região já foi alertada. (Foto: Cesp)Segundo a empresa, população ribeirinha da região já foi alertada. (Foto: Cesp)

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) abre a partir desta sexta-feira (27) as comportas da Usina de Ilha Solteira, no rio Paraná. O município faz divisa com Selvíria, que fica a 404 quilômetros de Campo Grande.

A medida é necessária para controlar o nível do reservatório, que aumentou por conta das chuvas que caíram nos últimos dias nas bacias dos rios Paranaíba e Grande, formadores do rio Paraná. De acordo com a Companhia, até o dia 1º de fevereiro, a vazão total liberada será de 8.000 m³/s.

Já na Usina Jupiá, em Três Lagoas, e Porto Primavera, as comportas já estão abertas. A vazão que chega a usina dessas represas é praticamente igual a que sai. Amanhã, a vazão defluente média em Jupiá será da ordem de 11.000 m³/s e, em Porto Primavera, de 13.000 m³/s.

Todas as famílias ribeirinhas da região já foram alertadas, de acordo com a assessoria da empresa. Órgãos ligados à Defesa Civil, a ANA (Agência Nacional de Águas), o Corpo de Bombeiros e as delegacias fluviais da região também foram avisadas.

O boletim de alerta também está disponível no site Cesp (www.cesp.com.br), por meio do link Operação dos Reservatórios. Nesse mesmo link, estão disponíveis informações em tempo real e dados históricos de cada usina da Companhia.

O plano de comunicação inclui ainda um sistema de discagem direta gratuita para o telefone 0800–647-9001. O serviço funciona 24h, todos os dias do ano, e fornece informações de níveis e vazões dos reservatórios das usinas.

Policiais se disfarçam de vendedores e prendem assaltante de relojoaria
A PM (Polícia Militar) prendeu nesta sexta-feira (24) em Dourados - que fica a 233 km da Capital - um rapaz suspeito de participar de dois assaltos a...
Prefeitura abre sindicância para apurar convênio com universitários
Foi aberta uma sindicância pela prefeitura de Rio Brilhante - cidade localizada a 163 km de Campo Grande - para inspecionar o convênio feito entre o ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions