ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Por conta da chuva, comportas das usinas de Jupiá e Ilha Solteira são abertas

Jeozadaque Garcia | 27/01/2012 17:48
Segundo a empresa, população ribeirinha da região já foi alertada. (Foto: Cesp)
Segundo a empresa, população ribeirinha da região já foi alertada. (Foto: Cesp)

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) abre a partir desta sexta-feira (27) as comportas da Usina de Ilha Solteira, no rio Paraná. O município faz divisa com Selvíria, que fica a 404 quilômetros de Campo Grande.

A medida é necessária para controlar o nível do reservatório, que aumentou por conta das chuvas que caíram nos últimos dias nas bacias dos rios Paranaíba e Grande, formadores do rio Paraná. De acordo com a Companhia, até o dia 1º de fevereiro, a vazão total liberada será de 8.000 m³/s.

Já na Usina Jupiá, em Três Lagoas, e Porto Primavera, as comportas já estão abertas. A vazão que chega a usina dessas represas é praticamente igual a que sai. Amanhã, a vazão defluente média em Jupiá será da ordem de 11.000 m³/s e, em Porto Primavera, de 13.000 m³/s.

Todas as famílias ribeirinhas da região já foram alertadas, de acordo com a assessoria da empresa. Órgãos ligados à Defesa Civil, a ANA (Agência Nacional de Águas), o Corpo de Bombeiros e as delegacias fluviais da região também foram avisadas.

O boletim de alerta também está disponível no site Cesp (www.cesp.com.br), por meio do link Operação dos Reservatórios. Nesse mesmo link, estão disponíveis informações em tempo real e dados históricos de cada usina da Companhia.

O plano de comunicação inclui ainda um sistema de discagem direta gratuita para o telefone 0800–647-9001. O serviço funciona 24h, todos os dias do ano, e fornece informações de níveis e vazões dos reservatórios das usinas.

Nos siga no Google Notícias