ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Prefeitura quer plantar meio milhão de árvores até 2012

Redação | 21/09/2009 08:48

A meta do Programa de Arborização, lançado nesta manhã pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB), é chegar a 2012 com o plantio de meio milhão de árvores em Campo Grande.

A informação é do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo. De acordo com ele, o objetivo é plantar 50 mil árvores até o fim deste ano, 100 mil em 2009, 150 mil em 2011 e 200 mil árvores em 2012.

Ontem, em comemoração ao Dia da Árvore, foram distribuídas 30 mil mudas. Ao todo, a prefeitura de Campo Grande conseguiu 72.180 árvores para doar à população, 80% delas vindas da iniciativa privada.

Segundo o secretário, Campo Grande é uma das cidades mais arborizadas do País, com 73,66 metros quadrados de cobertura vegetal por habitante. Mas ainda há regiões que precisam de maior atenção.

"Entre elas está a região do Lagoa, que hoje apresenta cobertura vegetal de 35 metros quadrados por habitante", observou Cristaldo.

O secretário revelou que o projeto de arborização de Campo Grande foi deflagrado em janeiro deste ano, quando houve a realização de um diagnóstico da cobertura vegetal da cidade.

Durante um sobrevôo, foi utilizada a técnica da ortofoto, visando detectar as áreas mais carentes de arborização.

Hoje, a região mais verde de Campo Grande é a do Prosa, com 154 metros quadrados de cobertura vegetal por habitante. A com menos árvores é a região do Lagoa, com 35 metros quadrados por habitante.

De acordo com o secretário Marcos Cristaldo, a partir de hoje a cidade contará com 43 pontos de plantio de árvores. O plano de arborização desenvolvidos por técnicos da secretaria de Meio Ambiente prevê plantio dentro de seis linhas de ação.

O trabalho será feito nos córregos da cidade, com a recuperação da mata ciliar. Também serão plantadas árvores em áreas institucionais da prefeitura, como escolas, Ceinfs e creches, além de áreas de lazer, como parques e praças.

Haverá ainda revitalização do canteiro central das principais ruas de Campo Grande. Será feito também um trabalho especial com os moradores da cidade em relação às calçadas.

O último foco de ação da prefeitura será voltado a proprietários de residências e lotes de grande espaço físico. Neste caso, serão doadas mudas de árvores nativas, pela própria administração municipal.

O objetivo da prefeitura de Campo Grande, com todo este programa de arborização, é ampliar de 73,66 para 80 metros quadrados de cobertura vegetal por habitante.

De acordo com o secretário Marcos Cristaldo, a idéia da prefeitura é criar um sistema de cadastramento de árvores, pela internet.

Também foi contratada uma empresa para fazer o diagnóstico e o tratamento das árvores centenárias de Campo Grande.

Parques

Nos siga no Google Notícias