A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

21/09/2009 08:48

Prefeitura quer plantar meio milhão de árvores até 2012

Redação

A meta do Programa de Arborização, lançado nesta manhã pelo prefeito Nelsinho Trad (PMDB), é chegar a 2012 com o plantio de meio milhão de árvores em Campo Grande.

A informação é do secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo. De acordo com ele, o objetivo é plantar 50 mil árvores até o fim deste ano, 100 mil em 2009, 150 mil em 2011 e 200 mil árvores em 2012.

Ontem, em comemoração ao Dia da Árvore, foram distribuídas 30 mil mudas. Ao todo, a prefeitura de Campo Grande conseguiu 72.180 árvores para doar à população, 80% delas vindas da iniciativa privada.

Segundo o secretário, Campo Grande é uma das cidades mais arborizadas do País, com 73,66 metros quadrados de cobertura vegetal por habitante. Mas ainda há regiões que precisam de maior atenção.

"Entre elas está a região do Lagoa, que hoje apresenta cobertura vegetal de 35 metros quadrados por habitante", observou Cristaldo.

O secretário revelou que o projeto de arborização de Campo Grande foi deflagrado em janeiro deste ano, quando houve a realização de um diagnóstico da cobertura vegetal da cidade.

Durante um sobrevôo, foi utilizada a técnica da ortofoto, visando detectar as áreas mais carentes de arborização.

Hoje, a região mais verde de Campo Grande é a do Prosa, com 154 metros quadrados de cobertura vegetal por habitante. A com menos árvores é a região do Lagoa, com 35 metros quadrados por habitante.

De acordo com o secretário Marcos Cristaldo, a partir de hoje a cidade contará com 43 pontos de plantio de árvores. O plano de arborização desenvolvidos por técnicos da secretaria de Meio Ambiente prevê plantio dentro de seis linhas de ação.

O trabalho será feito nos córregos da cidade, com a recuperação da mata ciliar. Também serão plantadas árvores em áreas institucionais da prefeitura, como escolas, Ceinfs e creches, além de áreas de lazer, como parques e praças.

Haverá ainda revitalização do canteiro central das principais ruas de Campo Grande. Será feito também um trabalho especial com os moradores da cidade em relação às calçadas.

O último foco de ação da prefeitura será voltado a proprietários de residências e lotes de grande espaço físico. Neste caso, serão doadas mudas de árvores nativas, pela própria administração municipal.

O objetivo da prefeitura de Campo Grande, com todo este programa de arborização, é ampliar de 73,66 para 80 metros quadrados de cobertura vegetal por habitante.

De acordo com o secretário Marcos Cristaldo, a idéia da prefeitura é criar um sistema de cadastramento de árvores, pela internet.

Também foi contratada uma empresa para fazer o diagnóstico e o tratamento das árvores centenárias de Campo Grande.

Parques

Especialista diz que doenças vasculares aumentam em até 30% no verão
Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, seção Rio de Janeiro (SBACV-RJ), indicam que as altas temperaturas, comuns da épo...
Com 817 processos, Justiça retoma julgamentos nesta segunda em MS
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) retoma nesta segunda-feira (22) as sessões de julgamento dos órgãos colegiados da Corte. Somente n...
Prazos processuais voltam a correr a partir de amanhã no judiciário de MS
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) alerta que os prazos processuais voltam a fluir normalmente a partir desta segunda-feira (22) no j...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions