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Cidades

Prefeitura tem mais 12 projetos de mobilidade urbana

Redação | 05/06/2009 18:09

Além do projeto de corredores de ônibus e passagens subterrâneas, a Prefeitura Municipal de Campo Grande tem mais 12 projetos de mobilidade urbana, que prevêem investimentos de R$ 548,1 milhões, segundo o secretário municipal de Infra-estrutura, Transporte e Habitação, João Antônio De Marco.

O mais caro dos investimentos previstos é o VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos), que poderá custar R$ 203 milhões. O veículo interligará o Aeroporto Internacional de Campo Grande, na saída para Aquidauana, passando pelas avenidas Duque de Caxias e Fábio Zahran (Via Morena), ao Estádio Morenão, na saída para São Paulo.

O moderno projeto de acessibilidade na região central prevê investimento de R$ 113 milhões no recapeamento das vias públicas e padronização das calçadas. Portadores de deficiência serão contemplados com o novo sistema no quadrilátero formado pelas avenidas Mascarenhas de Moraes, Eduardo Elias Zahran, Tamandaré e Ceará.

A Via Morena teria uma terceira fase, orçada em R$ 34 milhões. A obra ampliará a via da Avenida Costa e Silva, perto do Atacadão, até a Estação Ferroviária Manoel Brandão, no Bairro Coopharádio. A primeira fase já está concluída, entre as avenidas Costa e Silva e Fernando Corrêa da Costa. A segunda interligará o aeroporto à Afonso Pena.

Duas obras de urbanização dos córregos terão continuidade. A do Córrego Segredo terá uma terceira fase, fazendo com que a Avenida Ernesto Geisel chegue à saída de Cuiabá, próximo do Shopping Iguatemi, que já teve a pedra fundamental lançada. Este projeto prevê investimento de R$ 19 milhões. Este custo não considera a obra já em execução, que ampliará a Avenida Norte/Sul ao Conjunto Estrela do Sul.

O outro é o Córrego Bálsamo, que interligará a Avenida Guaicurus ao macro anel viário, na saída para Três Lagoas. O projeto de R$ 46 milhões prevê uma outra alternativa para o fluxo de ônibus do novo terminal rodoviário da Capital, que deverá entrar em funcionamento em novembro deste ano.

A prefeitura ainda inclui a construção de 200 quilômetros de ciclovias (R$ 23 milhões), pavimentação do acesso às Moreninhas e prolongamento da Avenida Guaicurus até o Bairro Tarumã (R$ 55 milhões) e o controle por computador de todos os cruzamentos semafóricos da Capital (R$ 34 milhões).

O custo total dos 13 projetos é de R$ 696.986.170,13. O prefeito Nelsinho Trad (PMDB) afirmou que a meta é buscar recursos no Governo federal e concluí-los até 2012.

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