ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Prefeitura vai instalar academias da melhor idade em mais 10 postos de saúde

Unidades ainda serão definidas, mas Sesau já antecipou investimento de R$ 138 mil

Humberto Marques | 16/07/2018 18:40
Academias são instaladas próximo às UBSFs para ajudar na captação de recursos do SUS. (Foto: PMCG/Divulgação)
Academias são instaladas próximo às UBSFs para ajudar na captação de recursos do SUS. (Foto: PMCG/Divulgação)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande recebeu dez novas academias da melhor idade que serão instaladas ao lado de unidades básicas de saúde. As unidades são resultado de convênio entre a pasta e a Prefeitura da Capital, no valor de R$ 138 mil.

Conforme a assessoria do Paço Municipal, os locais que receberão os equipamentos ainda não foram definidos. Contudo, as unidades a serem beneficiadas terão instalados simuladores de pedalada, de caminhada e esqui, que permitem aos usuários realizarem exercícios leves, mas que trazem benefícios diversos.

Marcelo Vilela, médico e titular da Sesau, explica que o exercício físico ajuda a reduzir a perda de densidade óssea e da massa muscular magra decorrentes do envelhecimento. “O exercício físico propicia ainda a melhora da capacidade pulmonar e a maior resistência a quedas. Com o músculo forte, o idoso tem mais equilíbrio e consegue se apoiar ao cair”, diz. As unidades também auxiliam na socialização e contato com ambientes externos.

Nas academias instaladas em unidades de saúde, os idosos são acompanhados por profissionais de Educação Física, que prestam informações sobre a necessidade de alongamento antes das atividades e que tipo de exercícios podem ser realizados.

A proposta da implantação dos pontos de exercício ao lado de UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) tem por objetivo a configuração como equipamento de saúde e captação de recursos para custeio junto ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Nos siga no Google Notícias