ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Preso grupo que caçava mineral em MS para mandar aos EUA

Redação | 18/06/2009 12:37

Agentes da PF (Polícia Federal) prenderam um grupo de pesquisadores, composto por brasileiros e americanos, que fazia pesquisa sem autorização no Pantanal sul-mato-grossense. Eles faziam coleta de sedimentos em busca de minerais para enviar aos EUA (Estados Unidos da América) quando foram flagrados pelos policiais.

Segundo a assessoria de imprensa da PF, foram presos os brasileiros Fabrício Aníbal Corradini e Aguinaldo Silva, e os norte-americanos Mark Andrew, Kelly Michael Went e Michael Mathew McGlue.

Um dos pesquisadores, Aguinaldo Silva, é pesquisador do Campus Pantanal, da Universidade Federal de MS (UFMS), que faz doutorado na Unesp (Universidade Estadual Paulista), onde também tem vínculo o outro brasileiro, Fabrício Aniubel Corradini. Os norte-americanos do Arizona são: Mark Andrew Tress, Kelly Michael Wendt e Michael Matthew McGlue.

Sem autorização dos órgãos governamentais do Brasil, o grupo realizava pesquisas no local conhecido como Baía Vermelha, que é uma área de preservação permamente.

Os equipamentos usados pelo grupo foram apreendidos e a embaixada americana em São Paulo foi comunicada acerca da prisão.

O caso configura crime contra o patrimônio público "na modalidade de usurpacão, produzir bens ou explorar matéria-prima pertencentes à União, sem autorização legal ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo", a lei 8176/91. A pena prevista varia de um a cinco anos de detenção e multa.

Segundo o site Capital do Pantanal, todos estão na delegacia da PF de Corumbá.

Nos siga no Google Notícias