A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Janeiro de 2019

04/11/2018 14:58

Primeiros a entregar prova acham questões longas e arriscam "chute"

Candidatos puderam deixar os locais de prova a partir de 2h30 do início do desafio, neste domingo.

Anahi Gurgel e Viviane Oliveira
Candidatos começaram na deixar localo de prova após 2h30, neste domingo (04). (Foto: Marina Pacheco)Candidatos começaram na deixar localo de prova após 2h30, neste domingo (04). (Foto: Marina Pacheco)

Os primeiros candidatos a deixarem os locais de aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Enem) neste domingo (04), em Campo Grande, relataram surpresa com o tema da redação e acharam cansativas as questões de linguagens e ciências humanas. “Achei tudo difícil” e “chutei a maioria” foram frases bastante ditas por quem já estava indo embora após as 2h30 de tempo mínimo estipulado pelo MEC (Ministério da Educação).

Na Uniderp da avenida Ceará, um dos locais com maior número de candidatos da capital, Maria Rita de Moraes, 15 anos, foi uma das primeiras a sair. 

“Fiz como teste pela primeira vez e achei tudo bem difícil. Acredito que me sair melhor na redação, apesar de ficar bem surpresa com o tema”, disse ela, que está no 1º ano do Ensino Médio.

“Venho acompanhando na internet os possíveis temas e nenhuma era direcionada para esse tema. Percebi que o texto de apoio indicava que empresas diversas enviam mensagens e publicidades assim que a pessoa faz pesquisa de determinado produto. Puxei por essa linha”, contou.

Candidato é concurseiro e não teve tanta dificuldade para escrever redação, mas achou questoes muito cansativas. (Foto: Marina Pacheco)Candidato é concurseiro e não teve tanta dificuldade para escrever redação, mas achou questoes muito cansativas. (Foto: Marina Pacheco)

Já Claudinei Francisco de Jesus, 25 anos, faz o Enem pela quarta vez. Ele já é acadêmico de Direito em uma faculdade particular, mas pretende obter uma bolsa de estudos para "aliviar" o custeio mensal de quase R$ 900 com a mensalidade.

"O tema da rerdação foi muito confuso e acho que uns 60% dos candidatos vai sair do enfoque", acredita. Ele disse que é "concurseiro" e que, por ser acadêmico de Direito, teve mais facilidade com o texto da redação do que com as 90 questões de linguagem e ciências humanas. 

"As de português estavam muito cansativas e chegou um momento que já nem conseguia me concentrar nas questões de geografia e ciências.

Michele em frente ao localo de prova. Chutei a maioria, mas espero me preparar melhor no ano que vem. (Foto: Marina Pacheco)Michele em frente ao localo de prova. "Chutei a maioria, mas espero me preparar melhor no ano que vem". (Foto: Marina Pacheco)

Também Michele Lopes de Souza, 20 anos, operadora de caixa, encontrou bastante dificuldade na prova deste domingo.

“Primeiro que eu não esperava esse tema da redação. Até que me saí bem porque internet hoje faz parte de nossa vida, entao desenvolvi melhor. Mas a maioria das outrgas questões acabei indo no "chute"", conta ela, que tenta Enem pela quarta vez.

"Achei as questões longas e eu não tive muito tempo para estudar, já que consegui esse emprego há 3 meses. Ano que vem espero me dedicar mais e conseguir uma vaga em curso de Direito", espera. 

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 72,3 mil candidatos participaram do primeiro dia de prova hoje. A próxima etapa acontecerá no domingo, dia 11 de novembro, com abertura dos portões às 11h e fechamento às 12h (MS). 

Hoje, a prova pode ser feita até 18h (MS). 



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions