ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

Prisões deixam PM sem comandantes na rota do contrabando de cigarro

Ao todo, 17 praças e 3 oficiais de unidades em 14 cidades foram presos nesta quarta-feira preventivamente

Danielle Valentim e Anahi Zurutuza | 17/05/2018 10:02
Tenente-coronel Admilson Cristaldo chega à Corregedoria da Polícia Militar para cumprir mandado de prisão em investigação sobre corrupção. (Foto: Fernando Antunes)
Tenente-coronel Admilson Cristaldo chega à Corregedoria da Polícia Militar para cumprir mandado de prisão em investigação sobre corrupção. (Foto: Fernando Antunes)

Três unidades da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, em cidades usadas como rota da “Máfia do Cigarro”, começaram os trabalhos desta quinta-feira (17) sem os comandantes. Os oficiais tiveram as prisões decretadas durante a Operação Oiketikus que investiga o envolvimento em corrupção, principalmente na facilitação do contrabando de cigarro. 

Os policiais militares de alta patente e demais presos ontem não passam por audiência de custódia, porque tiveram as prisões preventivas (por tempo indeterminado) decretadas. Ao todo, foram presos três oficiais e 17 praças, segundo apurou o Campo Grande News

Um dos oficiais presos foi comandante do 11º Batalhão da PMMS, em Jardim, tenente-coronel Admilson Cristaldo Barbosa. Ao Campo Grande News, os advogados Ivan Gibim Lacerda e Rui Gibim Lacerda confirmaram tratativas para assumir o caso e a defesa do envolvido.

A reportagem apurou ainda que o major Oscar Leite Ribeiro é outro que está entre os presos. Ele comandava 2ª Companhia em Bela Vista, mas foi substituído no início do ano. No dia 11 de abril, o major publicou no Facebook que assumia “nova missão”, a de subcomandante do 4º BPM de Ponta Porã.

Foi preciso uma van para levar policiais à Corregedoria. (Foto: Fernando Antunes)
Foi preciso uma van para levar policiais à Corregedoria. (Foto: Fernando Antunes)

O terceiro oficial envolvido e preso nesta quarta-feira (16) é o tenente-coronel Luciano Espíndola da Silva, comandante da 1ª Companhia de Bonito. Ele foi substituído nesta manhã pelo capitão Francisco Solano, que assumiu o comando.

A Associação dos Oficiais Militares Estaduais informou que a assessoria jurídica da entidade também acompanha o caso. A advogada Klenmya Benis foi até o Presídio Militar nesta quinta-feira para conversar com os oficiais presos.

“Vou conversar com um dos majores. A nossa preocupação agora é com a imagem da corporação e também dos oficiais. Muito embora eu tenha ido à corregedoria ontem, não tive acesso às informações, mas tudo será apurado. Mas a Associação está à disposição para ajudar”, disse.

Todos os presos estão no Presídio Militar de Campo Grande, para onde foram levados ontem, após o depoimento. 

Segundo informações oficiais do Gaeco, todos são suspeitos de integrar uma “organização criminosa composta por policiais militares que atuam na facilitação do contrabando de cigarros”.

A operação desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Corregedoria da Polícia Militar prendeu 20 suspeitos de facilitar o contrabando de cigarro no Estado. Batizada como Oiketicus (nome científico do inseto apelidado de bicho-cigarreiro), a ação ocorreu nesta quarta-feira em 16 cidades de Mato Grosso do Sul e envolveu 125 policiais militares, além de nove promotores.

Segundo divulgou o Ministério Público do Estado, apenas um dos 20 mandados de prisão preventiva não foi cumprido. Nenhum dos presos teve o nome divulgado, porém o Campo Grande News apurou que um deles é o policial militar Alisson Almeida, que em março deste ano se envolveu em confusão com policiais rodoviários federais em Dourados – a 233 quilômetros de Campo Grande.

Segundo o Gaeco, um mandado de prisão temporária e 45 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na ação. Uma pessoa continua foragida.

Nos siga no Google Notícias