ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Procuradoria questiona no STF artigo da Lei Orgânica da Polícia Civil de MS

Marta Ferreira | 28/11/2011 10:47

Artigo alvo de ação diz que delegados só devem ser ouvidos em inquéritos e procedimentos do tipo após prévio agendamento

A Procuradoria Geral da República questiona, no STF (Supremo Tribunal Federal), item da Lei Orgânica da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul que dá a prerrogativa aos delegados da Corporação de serem ouvidos em inquéritos, processos e procedimentos em dia, hora e local previamente ajustados. Um despacho de hoje do relator, o ministro Ricardo Lewandoski, determina que a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) seja apreciada diretamente pelo plenário, sem a análise do pedido de liminar.

O ministro Ricardo Lewandowski, relator da ação, aplicou o procedimento abreviado em razão da “relevância da matéria e o seu especial significado para a ordem social e a segurança jurídica”.

O direito de só ser ouvido com prévia combinação foi concedido aos delegados de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul em 2005, pelo artigo 152 Lei Complementar nº 114/2005. Para o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, viola a competência privativa da União para legislar sobre direito processual.

O procurador-geral ressaltou no pedido para que o item seja derrubado que existe jurisprudência pacífica do Supremo de vedando ao "legislador estadual a concessão de prerrogativas aos delegados de polícia quando não presentes na Constituição da República ou em legislação federal".

Além disso, enfatizou o procurador, não há lei complementar federal que autorize estados e o Distrito Federal a legislarem sobre o assunto.

Nos siga no Google Notícias