ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Produtor consegue suspender na justiça vistoria da Funai

Redação | 18/09/2008 11:54

O juiz substituto da 1ª Vara Federal de Campo Grande, Clorisvaldo  Rodrigues dos Santos, mandou suspender o processo de vistoria da Funai para a ampliação da Aldeia Cachoeirinha. A decisão vale para a área da Fazenda Vazante, localizada entre Miranda e Aquidauana.

Com a decisão, publicada na tarde de ontem, os 14.150 hectares da propriedade estão, por enquanto, fora do processo de ampliação da Aldeia Cachoeirinha, estabelecido pela portaria da Funai (Fundação Nacional do Índio). A Fundação defende a demarcação 37 mil hectares na região, desapropriando além da Vazante, outras duas fazendas, a Petrópolis e Caimã.

De acordo com o advogado da fazenda Vazante, Newley Amarilla, a antecipação de tutela garante a vitória em primeira instância dos donos da fazenda junto à Justiça Federal.

No documento o juiz aponta que as terras a princípio "não são tradicionalmente ocupadas pelos índios" e que a proprieda já está na família dos donos desde o final do século XIX. O juiz também reconheceu que a área é explorada e não está abandonada.

A decisão abre precedente para que os advogados das outras duas propriedades também peçam a suspensão da vistoria. Porém tanto a Funai quando o MPF (Ministério Público Federal) podem recorrer da decisão.

Histórico 

Nos siga no Google Notícias