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Cidades

Programa “Viagem Feliz” vai capacitar profissionais em rotas turísticas de MS

Aline dos Santos | 24/08/2011 12:56
Segundo Nilde Brun, cobradores e motoristas vão receber orientações sobre a arte do "bem receber". (Foto: João Garrigó)
Segundo Nilde Brun, cobradores e motoristas vão receber orientações sobre a arte do "bem receber". (Foto: João Garrigó)

“Faça uma viagem feliz e tenha uma parada legal”. O slogan reúne o nome dos dois programas que estão sendo implantados, já de olho nos turistas da Copa de 2014, nos principais destinos de Mato Grosso do Sul: Bonito e Pantanal.

Nesta quarta-feira, foi lançado o “Viagem Feliz – Segurança, Conforto e Cortesia nas viagens”. Por meio de parceria entre Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) e Fundtur (Fundação de Turismo), motoristas e cobradores de ônibus e vans serão qualificados para atendimento ao público.

“Para melhorar o atendimento ao usuário do transporte. Com capacitação em relação ao turismo e divulgação da campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes”, afirma a presidente da Fundtur, Nilde Brun. A partir de outubro, a fundação vai oferecer a qualificação para os funcionários das empresas de transporte.

Aderiram ao programa as linhas Campo Grande/Bonito, operada pela Viação Cruzeiro do Sul, e Campo Grande/Corumbá, da Andorinha, além de vans de transporte turístico que atendem os municípios de Bonito e Corumbá e duas cooperativas de transporte regular e turístico.

“Temos que aprimorar cada vez mais o bem receber. O Brasil vai se sede da Copa do Mundo, Olimpíadas”, afirma a presidente da Fundtur.

Diretor-presidente da Agepan, Roberto Hashioka, explica que os veículos vão exibir um vídeo institucional com informações sobre direitos dos passageiros e sobre os pontos turísticos das cidades. Também será fiscalizado a manutenção dos carros.

A agência vai criar, via ato normativo, o selo de qualidade “Viagem Feliz”, que será concedido às empresas de transporte de passageiros que aderirem ao programa.

Beira de estrada - Em parceria com o Ministério do Turismo, o programa “Parada Legal” foi lançado em maio. São 45 estabelecimentos comerciais que vão passar por melhorias para atender os viajantes.

As lanchonetes de beira de estrada serão avaliadas quanto à gestão, manipulação de alimentos e estrutura física. “Melhora para os turistas, para os usuários. Até mesmo os empresários passam por uma mudança de filosofia”, afirma o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros, Osvaldo Possari.

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