A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

17/05/2010 10:19

Projeto dá largada a ações para recuperar Guariroba

Redação

Responsável por 50% do abastecimento de água de Campo Grande, com área de 36 mil hectares e 62 propriedades rurais, a APA (Área de Proteção Ambiental) do Guariroba será alvo de ações, com recursos de R$ 900 mil, para combater duas graves ameaças: devastação da mata ciliar e assoreamento.

Nesta segunda-feira, teve início a primeira de cinco etapas para proteger o local. O primeiro passo é um curso, com duração de uma semana, para que as ações sejam uniformizadas.

Ministrado pelo professor Fernando Falco Pruski da Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais), o curso, realizado na empresa Águas Guariroba, conta com representantes de produtores rurais, Agraer, UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Conselho Municipal do Meio Ambiente.

As futuras ações serão: recuperação da mata ciliar, cercamento da reserva, recuperação do solo e recuperação de estradas. "O período de recuperação é de dez anos", afirma o titular da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Marcos Cristaldo.

Os mecanismos para proteção da APA Guariroba, localizada na saída para Três Lagoas, só começaram a ser discutidos em 2006, quando o MPE (Ministério Público Estadual) abriu processo.

De acordo com a promotora de Meio Ambiente, Mara Bravo, em 2005 uma chuva forte destruiu as estradas, levando sedimentos para os cursos de água, provocando assoreamento. A degradação foi denunciada por entidades, que chegaram a sugerir que a prefeitura desapropriasse a área para garantir a preservação.

Após a denúncia, o primeiro problema foi a falta de um plano de manejo, que ficou pronto só 15 anos depois da criação da APA. "O plano tem 14 metas.

STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...
UFGD oferece vagas em 36 cursos de graduação pelo Sisu
A UFGD (Universidade da Grande Dourados) está ofertando 944 vagas em 36 cursos de graduação para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions