A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

22/12/2012 18:15

Projeto da UEMS vai legar planetário a 26 municípios

Nícholas Vasconcelos

Projeto da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) vai levar planetário a 26 municípios do Estado. Com recursos de R$ 60 mil do CNPQ, o projeto “Astronomia Itinerante – O Céu pelos olhos do Cerrado ao Pantanal” pretende levar o conhecimento sobre o espaço para mais de 20 mil pessoas.

Durante dois anos o projeto vai percorrer escolas públicas e unidades da UEMS para a popularização da ciência.

O público que participar das ações do projeto Astronomia Itinerante passará por três etapas. Na primeira, classificada como Instrumentos de Observação do Céu, as pessoas passam por uma série de maquetes e demonstrações experimentais, que ilustram, de maneira simples e direta, alguns dos conceitos utilizados em Astronomia. O objetivo dessa seção é estimular a curiosidade dos visitantes e manter sua atenção aguçada em alguns tópicos específicos que serão trabalhados nas demais etapas da exposição.

O ponto alto da atividade fica por conta da etapa classificada como O Mapa do Céu. Nela, o Público, em um número que varia de 20 a 30 pessoas, assiste à simulação do Céu Noturno no interior do domo do Planetário Móvel, observando os principais movimentos do Sol e como o mesmo explica nossa percepção do dia e da noite; são abordados os referenciais celestes para a navegação na idade média e dos grandes descobrimentos explicados pelos mitos indígenas e de diversos povos na história da humanidade.

A última etapa é voltada para a observação astronômica em ambiente externo para a montagem dos telescópios.Telescópios e monitores darão suporte às observações.

Termina na 4ª feira prazo para adotar cartinha e ajudar Papai Noel dos Correios
Termina na próxima quarta-feira (dia 13) o prazo para quem quiser adotar uma cartinha do projeto Papai Noel dos Correios. Os interessados devem compa...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions