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Cidades

Projeto proíbe publicidade voltada para crianças

Redação | 12/07/2008 16:30

Um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional proíbe qualquer tipo de publicidade em rádio, televisão e internet de produtos ou serviços dirigidos às crianças. Pela proposta, as crianças também não podem aparecer em qualquer tipo de campanha publicitária.

A proposta da deputada Maria do Carmo Lara (PT-MG) foi aprovada nessa semana pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara.

Se aprovada pelo Congresso, toda a publicidade de produtos infantis deverá ser dirigida ao público adulto. O texto proíbe ainda o merchandising (publicidade indireta colocada em programas de televisão, com a exposição de produtos) durante programas infantis e também o direcionamento desse tipo de publicidade por meio de e-mails, telefone ou celular. Só serão permitidas publicidades institucionais ligadas a assuntos como saúde e educação.

A deputada Maria do Carmo Lara explicou à Agência Brasil que a idéia é evitar que crianças pressionem seus pais para comprar produtos que, muitas vezes, eles não têm condições financeiras de adquirir.

O projeto já causa indignação em setores ligados a agências de publicidade.

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