ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Promotores são afastados do júri de mulheres por aborto

Redação | 09/03/2010 13:13

Os promotores de Justiça Paulo Cezar dos Passos e Luciana do Amaral Nagib Jorge foram afastados do júri das quatro mulheres acusadas pela prática de 25 abortos clandestinos na Clínica de Planejamento Familiar, da ex-médica Neide Mota Machado. A decisão é do juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri, Aluizio Pereira dos Santos, que acatou o pedido do advogado de defesa, Renê Siufi.

Com a decisão, somente um promotor atuará no julgamento da psicóloga Simone Aparecida Cantagessi e das enfermeiras Libertina de Jesus Centurion, Maria Nelma de Souza e Rosângela de Almeida. Segundo o juiz, elas poderão ser condenadas a penas de 26 a 104 anos de reclusão pelos crimes de aborto.

Na decisão, o magistrado destacou que a manutenção de três promotores poderia comprometer o resultado do julgamento, que deverá ocorrer no início de abril. Ele frisou que os jurados poderiam ficar impressionados pela acusação feita por três promotores.

Ele frisou que se até o advogado Renê Siufi, contratado pela psicóloga, temia o efeito de três acusadores, o impacto seria maior sobre as enfermeiras, que "às duras penas rateiam as despesas para se defender". Para o magistrado, a manutenção dos três promotores fere o princípio da pessoalidade.

Sem prejuízo - Com base nesta avaliação, ele decidiu que somente o

promotor Douglas Oldergado deverá fazer a acusação. O outro promotor da Vara, Renzo Siufi, se declarou impedido porque o seu pai, Renê Siufi atua na defesa de uma das rés.

O juiz afirmou que a decisão não comprometerá o julgamento. Ele citou que realizou 548 júris nos últimos cinco anos, incluindo casos famosos, como os advogados Willian Maksoud (cinco acusados e ligados ao PCC) e Sérgio Azevedo Franzoloso, o peão Fagner Gonçalves e do irmão do prefeito de Rochedo.

E destacou a importância do júri popular, que estava previsto para 24 de fevereiro deste ano. Além da repercussão nacional, o caso teve o suicídio da ex-médica Neide Mota Machado, dona da clínica, em novembro do ano passado.

Nos siga no Google Notícias