A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

12/06/2015 22:54

ProUni vai oferecer mais de 116 mil bolsas no segundo semestre de 2015

Lucio Borges

O MEC (Ministério da Educação) informou hoje (12) que o ProUni (Programa Universidade para Todos) oferecerá 116.004 bolsas em 856 instituições de ensino superior na edição do segundo semestre deste ano. As inscrições terão apenas dois dias, começando na próxima terça-feira (16) e vão até quinta (18). Em Mato Grosso do Sul, o ProUni no inicio do ano registrou 19.972 inscrições. No ranking nacional, o Estado ficou na 21ª colocação no número de inscritos. No País, foram 1,5 milhões de inscrições.

O número para o semestre de bolsas representa um aumento de 0,78% em relação à segunda edição do ano passado, quando foram ofertadas 115.101 bolsas. Já o número de instituições participantes diminuiu. No segundo semestre de 2014, elas somavam 943. 

O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de educação superior com cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Para se inscrever na segunda edição de 2015, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas. Além disso, não pode ter tirado nota 0 na redação. Ao se inscrever, o estudante deverá informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.

Programa

O programa foi criado pelo governo federal em 2004. Ele é dirigido tanto a estudantes do ensino médio darede pública quanto aos da rede particular com a condição de bolsistas integrais.

Podem concorrer a bolsas integrais candidatos com renda familiar bruta mensal per capita inferior a 1,5 salário mínimo. As parciais são para aqueles com renda familiar bruta mensal per capita menor que três salários mínimos.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 deste mês. Os candidatos terão até o dia 29 para comprovar as informações. A segunda chamada está marcada para 6 julho. Os alunos deverão comparecer às instituições de ensino até o dia 10 de julho.

Os candidatos não selecionados ainda poderão participar da lista de espera do ProUni, manifestando o interesse no site do programa entre os dias 17 e 20 de julho.

2ª etapa do ProUni terá dois dias de inscrição na próxima semana
A inscrição para a segunda etapa do ProUni (Programa Universidade para Todos), segundo semestre deste ano, começam no próximo dia 16 de junho, com ap...
MEC divulga resultado da segunda chamada do ProUni
O Ministério da Educação divulgou hoje (19) a lista dos estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). ...
ProUni registrou 19.972 inscrições em Mato Grosso do Sul
O ProUni (Programa Universidade para Todos) registrou 19.972 inscrições em Mato Grosso do Sul. No ranking nacional, o Estado ficou na 21ª colocação n...
Câmara Federal regulamenta carreira dos agentes comunitários de saúde
Com a presença de agentes comunitários nas galerias da Câmara, os deputados federais concluíram hoje (12) a votação do projeto de lei que regulamenta...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions