ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Puccinelli diz que mega operação da PF “só vai atrapalhar quem deve”

Edivaldo Bitencourt e Michel Faustino | 03/08/2015 15:55
André falou sobre a investigação da Polícia Federal e CGU (Foto: Michel Faustino)
André falou sobre a investigação da Polícia Federal e CGU (Foto: Michel Faustino)

O ex-governador André Puccinelli (PMDB) afirmou, na tarde desta segunda-feira (3), que a Operação Lama Asfáltica, da Polícia Federal e outros órgãos de fiscalização, não vai lhe causar prejuízos políticos. “Só vai atrapalhar quem deve”, destacou, ao deixar a reunião do diretório do PMDB, em Campo Grande.

Conforme a mega operação da PF, junto com a CGU (Controladoria Geral da União), Receita Federal e MPF (Ministério Público Federal), quatro obras executadas pelo Governo estadual tiveram irregularidades, como direcionamento na licitação para beneficiar a Proteco e superfaturamento de R$ 11 milhões.

Entre as obras irregulares, conforme a investigação, estão as obras de pavimentação das rodovias MS-040, entre Campo Grande e Santa Rita do Pardo, e a MS-430, entre São Gabriel do Oeste e Rio Negro. O ex-governador defendeu o valor pago pelas duas obras. “Não houve superfaturamento, não custou além do valor (justo)”, destacou.

O ex-governador criticou a CGU, um dos quatro órgãos responsáveis pela Operação Lama Asfáltica. “A CGU não tem competência para administrar, porque não é verba federal e, no caso de empréstimo, há jurisprudência”, criticou, rebatendo a tese da investigação, de que o financiamento do BNDES é verba federal e pode ser investigada pelos quatro órgãos federais.

Puccinelli rebateu a denúncia de que a Egelte foi afastada da obra do Aquário do Pantanal, que custará R$ 230 milhões aos cofres públicos, para contemplar a Proteco, do empresário João Alberto Krampe Amorim. “A Egelte foi notificada inúmeras vezes pelo atraso na obra, outras empresas foram chamadas e se recusaram, só a Proteco aceitou”, disse, sobre o fato da empresa de Amorim ter assumido a obra.

No mês passado, o MPF recomendou o afastamento da Proteco da obra do Aquário em decorrência da suposta irregularidade. De acordo com o órgão, a obra teve o mesmo modus operandi de Amorim, que era forçar o afastamento de quem venceu a licitação para abocanhar o projeto.

O peemedebista também defendeu os quatro servidores afastados da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). Ele acredita que eles não cometeram nada de errado. No entanto, André defende que a investigação continue para descobrir se houve algo de errado. “Pode ter ocorrido coisa errada, mas não acredito”, frisou.

Puccinelli também comentou sobre a investigação feita pela PF. Ele destacou que o juiz federal Dalton Kita Conrado, da 5ª Vara Federal Criminal de Campo Grande, destacou na liminar, em que autorizou os mandados de busca e apreensão, não ter qualquer indício contra o ex-governador.

Nos siga no Google Notícias