A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

23/07/2011 13:32

Queimadas diminuem 37% no primeiro semestre deste ano em MS

Francisco Júnior

De janeiro a julho do ano passado, ocorreram 620 casos de incêndios em vegetação

No primeiro semestre de 2011 e incluindo os vinte primeiros dias de julho, o registro de focos de incêndio foi em torno de 37% menor em relação ao mesmo período de 2010.

De janeiro a julho do ano passado, ocorreram 620 casos de incêndios em vegetação. De janeiro até 20 de julho deste ano, as estatísticas apontam 396 casos.

No primeiro semestre de 2011, o mês mais crítico foi maio, que registrou 219% a mais de ocorrências em relação a 2010. Em todos os outros meses e também no início deste segundo semestre, as ocorrências foram menores.

Neste ano, diversas ações preventivas já vinham sendo adotadas para evitar o alastramento de fogo em vegetações. Em uma delas, programada para ser concluída hoje (22), militares do Centro de Proteção Ambiental (CPA/Bombeiros) e militares que possuem o Curso de Prevenção e combate a Incêndios Urbanos deram treinamento de queimada controlada na fazenda da Embrapa na BR-262, na Capital.

Provocar incêndios é crime, previsto em legislações de municípios, estados e em leis federais e também no Código Penal. Na Capital, quem ateia fogo em terrenos na área urbana pode ser multado em valores que vão de R$ 1,3 mil a R$ 5,2 mil. Pela Lei Federal de Crimes Ambientais (nº 9.605/98) o incêndio de matas e florestas implica em pena de reclusão de dois a quatro anos. No Código de Processo Penal, a ilegalidade se enquadra no artigo 250 – crime de incêndio, quando causa prejuízos a terceiros, ou expõe a perigo a vida ou a integridade física. Neste caso, o autor pode ser condenado a prisão que varia de três a seis anos, e ter que pagar multa.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz Elias, alerta que todo cidadão deve agir de forma a não provocar os focos de incêndio. Ao mesmo tempo, a Corporação está de prontidão para reforçar os efetivos operacionais, como foi feito no ano passado, caso seja necessário formar novos grupamentos de combatentes.

Termina na 4ª feira prazo para adotar cartinha e ajudar Papai Noel dos Correios
Termina na próxima quarta-feira (dia 13) o prazo para quem quiser adotar uma cartinha do projeto Papai Noel dos Correios. Os interessados devem compa...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions