ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Recontagem dos bombeiros indica 232 mortos em boate incendiada

Paula Maciulevicius | 27/01/2013 13:43
Recontagem revela pelo menos 232 mortos. Presidente Dilma já está em Santa Maria. (Foto: Germano Roratto/Agência RBS)
Recontagem revela pelo menos 232 mortos. Presidente Dilma já está em Santa Maria. (Foto: Germano Roratto/Agência RBS)

Recontagem do Corpo de Bombeiros trouxe o número de pelo menos 232 pessoas mortas no incêndio na madrugada deste domingo, na boate Kiss, em Santa Maria, cidade distante 286 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Segundo os bombeiros, que inicialmente divulgaram o número de 245 mortos, esta é a pior tragédia do Estado. A presidente Dilma Roussef (PT) já chegou a Santa Maria e visita vítimas no Hospital de Caridade.

Conforme reportagem do UOL, o major Cleberson Bastianello, comandante do 2º Batalhão da Brigada Militar do BOE (Batalhão de Operações Especiais) de Santa Maria disse que ainda há 48 pessoas hospitalizadas na cidade e não há como precisar o estado de saúde de todas elas. Até o momento, não há uma lista oficial de feridos ou mortos, e nem uma previsão de quando haverá. A Prefeitura de Santa Maria decretou luto oficial de 30 dias.

O delegado Sandro Luís Meinerz, titular da 3ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, disse que, a princípio, as pessoas não morreram queimadas, e sim asfixiadas pela fumaça por não terem conseguido sair do local.

A boate possui apenas uma saída, o que gerou tumulto na hora da fuga das chamas. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede externa para auxiliar no salvamento. O comandante dos bombeiros de Santa Maria, Moisés da Silva Fux relatou à rádio que o rescaldo foi terminado no local e que agora o trabalho é para a remoção dos corpos e que por enquanto é impossível avaliar quantas vítimas ainda devem ser retiradas da boate.

“Não podemos precisar o número exato de vítimas. A maior parte dessas pessoas morreu asfixiada. Elas entraram em pânico e acabaram pisoteando umas às outras. O principal fator [para as mortes] foi a asfixia. O isopor gera uma fumaça muito tóxica”, afirmou o comandante-geral do Bombeiros do Rio Grande do Sul, coronel Guido de Melo.

Conforme um segurança que trabalhava na boate no momento do incêndio, entre mil e 2 mil pessoas deveriam estar no local durante o incidente, a maioria era adolescente. Informações preliminares dão conta de que o fogo teve início com um sinalizador utilizado no show de uma banda, faíscas teriam atingido o teto da boate Kiss e incendiaram a espuma de isolamento acústico.

Os bombeiros estão sendo auxiliados por militares da Base Aérea de Santa Maria, por agentes da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Rodoviária Estadual, pela Brigada Militar, além do auxílio de ambulâncias de urgência de hospitais e clínicas. De acordo com a reportagem da Agência Brasil, um avião da Força Aérea Brasileira vai transportar equipes de médicos do Hospital da Força Aérea do Galeão, no Rio, para Santa Maria. A aeronave sairá da Base Aérea do Galeão com cirurgiões-gerais, cirurgiões plásticos, médicos intensivistas e enfermeiros.

Segundo o jornal Zero Hora, a presidente Dilma Houssef (PT) que estava no Chile, chegou a Santa Maria no início da tarde deste domingo. No Hospital de Caridade, a presidente visitou as vítimas do incêndio na companhia dos ministros Alexandre Padilha (Saúde), Aloizio Mercadante (Educação), Fernando Pimentel (Desenvolvimento e Comércio Exterior), Maria do Rosário (da Secretaria de Direitos Humanos). Também estavam com ela o governador Tarso Genro e o prefeito de Santa Maria Cezar Schirmer.

Nos siga no Google Notícias