A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

10/02/2012 21:28

Rede para reabilitação de deficientes físicos terá 500 vagas por mês em MS

Fernando da Mata

Vagas serão distribuídas nos polos de Campo Grande (270), Dourados (145) e Três Lagoas (85)

Reunião da CIB (Foto: Marlon Ganassin)Reunião da CIB (Foto: Marlon Ganassin)

Em Mato Grosso do Sul, a rede de saúde especializada em reabilitação de deficientes físicos terá 500 vagas novas por mês.

Segundo dados apresentados pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) na reunião da CIB (Comissão Intergestores Bipartite Estadual) desta sexta-feira (10), as vagas serão distribuídas nos polos intermediários de Campo Grande (270), Dourados (145) e Três Lagoas (85). Porém, os 78 municípios do estado serão beneficiados.

A rede vem de encontro à alta demanda no estado e funcionará em vários níveis de complexidade, de acordo com a SES. A principal unidade do sistema é o CER (Centro Especializado de Reabilitação), inaugurado no mês passado em Campo Grande e considerado de alta complexidade. Em nível intermediário, serão três polos, apoiados pelas unidades municipais.

O sistema de regulação da rede de saúde distribuirá os pacientes conforme a gravidade da situação. Podem ser atendidas para reabilitação gratuita as pessoas com lesão medular, sequelas de traumas e AVC, amputações, doenças musculares e outras que comprometem o sistema motor.

Dentre os vários serviços no CER, são oferecidas próteses para os pacientes com membros amputados. O atendimento é feito durante 45 minutos, com horário agendado.

Saúde mental - Dentre as novidades para a rede de atenção psicossocial em Mato Grosso do Sul, está a transformação de cinco Caps (Centros de Atenção Psicossocial) em unidades 24 horas.

Para a aplicação da proposta da nova rede, serão adicionados aos investimentos convencionais, por ano, R$ 4,6 milhões em recursos federais e R$ 1,2 milhão dos cofres estaduais.

Atualmente, a rede conta com dois hospitais psiquiátricos e 27 unidades do Caps.

Outros investimentos - Na reunião da CIB, foram apresentados também propostas de investimentos para a rede QualiSUS, ampliação de unidades básicas de saúde em 49 municípios, repasses para cirurgias eletivas, implantação de novas equipes de saúde da família e bucal, dentre outros assuntos.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions