ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Redes pública e privada discutem atendimento à gripe

Redação | 06/08/2009 09:47

O secretário municipal de Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e representantes de hospitais da rede particular estão reunidos para discutir o atendimento aos pacientes com sintomas da gripe A H1N1, a gripe suína.

Ontem, durante entrevista coletiva na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Mandetta afirmou que a rede privada deve atender aos pacientes com plano de saúde. Na ocasião, Mandetta enfatizou que os equipamentos de proteção individual para os profissionais são os mesmos utilizados tradicionalmente nos hospitais.

Nesta semana, o Campo Grande News divulgou o caso de uma gestante de 30 anos. Com sintomas da gripe, a mulher, que tem plano de saúde da Unimed, não obteve atendimento em dois hospitais particulares por falta de vagas. A paciente foi levada para o HU (Hospital Universitário), que é referência para tratamento da gripe suína na rede pública de saúde.

Antes da reunião, Carlos Filinto, diretor da Unimed, afirmou que o objetivo é saber "qual a responsabilidade de cada ator neste cenário". Ontem, por meio de nota, o Hospital da Unimed garantiu que está contratando mais funcionários para reforçar o atendimento dos pacientes com quadro de saúde suspeito de gripe suína e também informou que o quadro será reforçado para fazer acompanhamento domiciliar dos pacientes.

Além disso, a Unimed informou que criou uma comissão permanente para adotar as medidas e propor até medidas de orientação aos clientes. Sobre a recusa de uma paciente grávida, a entidade está apurando para verificar se houve "falha" no atendimento.

Nesta quinta-feira, a reunião acontece às portas fechadas. Ao verificar a presença da reportagem do Campo Grande News na recepção da sala de reuniões, o secretário Mandetta afirmou que não queria a imprensa no local.

Irritado, ele reclamou que o veículo estava forçando uma pauta e sugeriu que o Campo Grande News será alvo de retaliação, pois não terá acesso a outras informações pertinente à Sesau.

Nos siga no Google Notícias