ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Reintegração é suspensa na Buriti, mas Força Nacional ficará em Sidrolândia

Ângela Kempfer | 05/06/2013 11:51
Ministro em conversa com a índios na manhã de hoje. (foto: Marcos Erminio)
Ministro em conversa com a índios na manhã de hoje. (foto: Marcos Erminio)

A assessoria do Ministério da Justiça informou há pouco que houve acordo para suspender a reintegração de posse na fazenda Buriti, em Sidrolândia. O acerto foi mediado pela Advocacia Geral da União. A contrapartida solicitada aos índios é a pacificação da área.

A Justiça Federal derrubou a decisão favorável ao fazendeiro Ricardo Bacha, depois que a AGU entrou com pedido de reconsideração relatando o perigo de novos confrontos em Sidrolândia.

No entanto, o ministro José Eduardo Cardozo, informou que a Força Nacional vai permanecer na propriedade para garantir segurança, tanto de fazendeiros, quanto de índios. Amanhã haverá uma reunião em Brasília, no período da tarde, com lideranças terena e representantes do Governo Federal.

Ele ficou por mais de 15 minutos conversando com os indígenas na Base Aérea de Campo Grande. As lideranças admitiram que têm armas artesanais, inclusive, garruchas e assumiram o compromisso de apaziguar os ânimos na região, desde que as negociações sobre a demarcação de terras avancem.

Os terena também pediram à Força Nacional que desarme fazendeiros que estariam contratando seguranças para coibir à força a mobilização pela retomada de terras com armamento pesado. Segundo eles, o terena Joziel Gabriel, baleado ontem, foi atingido justamente em emboscada na fazenda São Sebastião.

Os índios comemoraram a suspensão da decisão judicial e reforçaram que estavam dispostos a continuar na fazenda apesar do prazo para desocupação ter vencido na manhã de hoje.

“Pela conversa que com o ministro, a gente sentiu que ele veio para amenizar a situação aqui. A gente quer acreditar que vai trazer a tranquilidade para a gente recomeçar nossa vida normal”, comentou o líder terena Alberto França.

Nos siga no Google Notícias