ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Reunião na PF discute invasão de fazendas em Sidrolândia

Redação | 20/10/2009 14:50

Nova reunião entre índios e produtores rurais discute a invasão de propriedades rurais em Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande.

O encontro acontece na Superintendência Regional da Polícia Federal na Capital e conta com a presença de dois secretários de Estado, o de Governo e braço direito de André Puccinelli - secretário Osmar Jerônimo, e de Segurança Pública, Wantuir Jacini.

A conversa ainda reúne representantes dos índios, dos produtores rurais, do MPF (Ministério Público Federal), do MPE (Ministério Público Estadual), da Funai (Fundação Nacional do Índio) e da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações Especiais).

Além da questão das invasões, outro conflito que preocupa é entre os índios da própria etnia, já que assim que um grupo saiu das áreas o outro ocupou o local. A divisão ocorre entre índios da aldeia Buriti que contrariam os que vivem nas aldeias Olho D´água, Água Azul, Lagoinha, Recanto, Barreirinha e Córrego do Meio.

Os indígenas da Buriti que estavam em uma propriedade ontem, invadiram hoje as fazendas depois 3R e Cambará, desocupadas por outro grupo terena.

Eles não participaram de acordo fechado na segunda-feira com a Famasul para a retirada do local.

Os índios que continuam nas propriedades querem pressionar a Justiça Federal a concluir o julgamento de ação que suspendeu a ampliação das reservas em Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti e não confiam no acerto feito com os fazendeiros representados pela Famasul.

A comunidade quer 17,2 mil hectares, mas os produtores rurais são contra.

Ontem, outro grupo que estava em duas áreas chegou a um acordo com a Famasul, após três horas de reunião. Até que produtores e índios assumiram o compromisso de ir juntos a São Paulo para pressionar o órgão federal.

Nos siga no Google Notícias