ACOMPANHE-NOS    
SETEMBRO, TERÇA  22    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Santa Casa já conta com estoque de cerca de 26 mil soros

Por Redação | 16/09/2009 18:33

Na terça-feira da semana passada, dia 8 de setembro, a Santa Casa de Campo Grande enfrentou problemas com a falta de soro. Por isso, cirurgias eletivas tiveram de ser canceladas.

Segundo o diretor da controladoria hospitalar, Frederico Garlipp, como no dia anterior foi comemorado o feriado da Independência, o trânsito de cargas pesadas não foi permitido nas estradas. Um caminhão que trazia soros para a Capital ficou proibido de adentrar no Estado.

Contudo, o problema já está normalizado: ontem chegaram ao estabelecimento de saúde 14.982 mil soros e amanhã chegam ao local mais 11.550 mil frascos. Em sete dias, de acordo com Garlipp, mais 65.080 mil frascos completarão o estoque.

A média mensal de consumo de soro na Santa Casa é de 43 mil frascos e o estoque de cerca de 92 mil pretende perdurar até o próximo mês. "Sempre compramos os estoques de soro com quarenta e cinco dias de antecedência", assegurou Garlipp.

O diretor da controladoria ainda disse que as cirurgias eletivas já foram retomadas desde a semana passada, tendo o hospital, inclusive, aberto ala em quartos de convênios. "Isso tudo para atender a demanda do SUS [Sistema