ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Saúde lança campanha de prevenção ao câncer de próstata na segunda

Liniker Ribeiro | 02/11/2018 19:50
Campanha Novembro Azul (Foto: Divulgação)
Campanha Novembro Azul (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde realiza na próxima segunda-feira (5), o lançamento oficial da Campanha Novembro Azul - voltada para a conscientização e prevenção de doenças masculinas, com o câncer de próstata. A solenidade de abertura será a partir das 8h, no saguão da SES.

Diversas ações serão realizadas ao longo do mês, com o objetivo de chamar atenção dos homens para a importância de exames que podem diagnosticar casos da doença, ainda em estado inicial.

Aqui no Estado, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia, a maior parte da população masculina, na faixa etária de risco, nunca passou por uma consulta com um urologista. Só este ano, foram registradas 147 mortes por câncer de próstata em MS, de acordo com dados da SES.

A partir dos 45 anos todos os homens devem fazer os exames preventivos para detectar qualquer alteração na próstata. Os homens que já possuem fatores de risco, como antecedentes de câncer de próstata ou de mama na família e homens da raça negra, os exames devem ser feitos a partir dos 40 anos.

Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), indicam que, por ano, cerca de 1,1 mil novos casos da doença em Mato Grosso do Sul para cada 100 mil habitantes. Participam da cerimônia de lançamento, na segunda, o secretario Carlos Alberto Coimbra, e o coordenador de Urologia da secretaria, médico Nelson Trad Filho.

Nos siga no Google Notícias