ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Secretaria de Saúde define regras para avaliação e troca de próteses de silicone

Aline dos Santos | 30/03/2012 12:00

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) definiu o protocolo de atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para as pacientes portadoras de implantes de próteses mamárias das marcas PIP e Rofil.

Conforme resolução, ficam autorizados e credenciados para a avaliação, acompanhamento e realização da cirurgia da troca de próteses três hospitais: Santa Casa, Hospital do Câncer (Alfredo Abrão) e Hospital Regional. Todos localizados em Campo Grande.

Na Capital, a paciente deverá obter Cartão Nacional de Saúde e dirigir-se à Unidade Básica de Saúde com o comprovante da marca da prótese (PIP ou Rofil), além de informação do município, estabelecimento de saúde e médico que realizou o procedimento inicial. No caso de câncer de mama, apresentar laudo de exame complementar pós-cirúrgico.

O posto de saúde providenciará a solicitação de “Avaliação de Paciente Portadora de Prótese Mamária das Marcas PIP ou ROFIL” através do sistema de regulação.

Pacientes do interior do Estado deverão se dirigir à unidade de saúde definida pelo gestor local, para solicitação de agendamento da avaliação em Campo Grande.

Na semana passada, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância) determinou que a venda das próteses só poderá ser feita depois que os fabricantes conseguirem o selo de qualidade, que vai avaliar a composição e a resistência do silicone.

As novas regras foram tomadas depois do escândalo internacional envolvendo as marcas francesa PIP a holandesa Rofil, acusadas de usar silicone inapropriado, aumentando o risco do implante romper ou vazar e provocar problemas de saúde. Calcula-se que 20 mil brasileiras têm implantes das marcas estrangeiras.

Nos siga no Google Notícias