A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

30/03/2012 12:00

Secretaria de Saúde define regras para avaliação e troca de próteses de silicone

Aline dos Santos

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) definiu o protocolo de atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para as pacientes portadoras de implantes de próteses mamárias das marcas PIP e Rofil.

Conforme resolução, ficam autorizados e credenciados para a avaliação, acompanhamento e realização da cirurgia da troca de próteses três hospitais: Santa Casa, Hospital do Câncer (Alfredo Abrão) e Hospital Regional. Todos localizados em Campo Grande.

Na Capital, a paciente deverá obter Cartão Nacional de Saúde e dirigir-se à Unidade Básica de Saúde com o comprovante da marca da prótese (PIP ou Rofil), além de informação do município, estabelecimento de saúde e médico que realizou o procedimento inicial. No caso de câncer de mama, apresentar laudo de exame complementar pós-cirúrgico.

O posto de saúde providenciará a solicitação de “Avaliação de Paciente Portadora de Prótese Mamária das Marcas PIP ou ROFIL” através do sistema de regulação.

Pacientes do interior do Estado deverão se dirigir à unidade de saúde definida pelo gestor local, para solicitação de agendamento da avaliação em Campo Grande.

Na semana passada, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância) determinou que a venda das próteses só poderá ser feita depois que os fabricantes conseguirem o selo de qualidade, que vai avaliar a composição e a resistência do silicone.

As novas regras foram tomadas depois do escândalo internacional envolvendo as marcas francesa PIP a holandesa Rofil, acusadas de usar silicone inapropriado, aumentando o risco do implante romper ou vazar e provocar problemas de saúde. Calcula-se que 20 mil brasileiras têm implantes das marcas estrangeiras.

Prótese fabricada ou comprada antes da suspensão podem ser usadas, diz entidade
Brasília – A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) informou hoje (22) que próteses mamárias de silicone fabricadas ou importadas até a 0h ...
Anvisa determina suspensão da importação de próteses de silicone
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai suspender a importação de próteses mamárias até que o Inmetro registre as normas de avaliaçã...
Próteses mamárias terão que ter certificado do Inmetro, determina a Anvisa
As próteses mamárias de silicone importadas terão de ter aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para serem v...
Anvisa amplia proibição de venda e importação de prótese de silicone de 2 marcas
Brasília – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação e venda de implantes de silicone para seios da marca francesa Pol...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions